(UFRGS 2016)Considere as seguintes afirmações sobre a história indígena no Brasil.I - O letramento de índios guaranis, nas reduções jesuíticas do sul do Brasil, foi fundamental na defesa dos interesses territoriais indígenas, por ocasião das disputas entre as monarquias ibéricas, durante o século XVIII.II - A Bula do Papa Paulo III, de 1537, ao reconhecer a possibilidade de conversão dos índios americanos à fé católica e ao interditar sua escravização, colocou fim à exploração da mão de obra indígena na América.III - A independência do Brasil acarretou discussões a respeito da política indigenista, o que consolidou medidas legislativas que reconheciam o direito dos índios à terra, presente na Constituição de 1824.Quais estão corretas?A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.
Respostas
I - O letramento de índios guaranis, nas reduções jesuíticas do sul do Brasil, foi fundamental na defesa dos interesses territoriais indígenas, por ocasião das disputas entre as monarquias ibéricas, durante o século XVIII.
Correto. Os indígenas puderam, conhecendo as práticas europeias e a língua escrita, organizar-se de maneira mais formal para defender-se das investidas ibéricas durante o século XVIII.
II - A Bula do Papa Paulo III, de 1537, ao reconhecer a possibilidade de conversão dos índios americanos à fé católica e ao interditar sua escravização, colocou fim à exploração da mão de obra indígena na América.
Falso. O papa não colocou fim à escravidão indígena na América, muito porque o interesse econômico dos colonizadores falava mais alto e rejeitava as instruções dos jesuítas.
III - A independência do Brasil acarretou discussões a respeito da política indigenista, o que consolidou medidas legislativas que reconheciam o direito dos índios à terra, presente na Constituição de 1824.
Falso. O direito do índio à terra só foi consolidado, de fato, a partir da Constituição de 1988, assim, é incorreto dizer que havia alguma seguridade aos indígenas em 1824.