(FUVEST 2010)Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbônicas – que tiveram grandes repercussões sobre as colônias espanholas na América. Entre elas:A) o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.B) o redirecionamento da economia colonial, para valorizar a indústria em detrimento da agricultura de exportação.C) a promulgação de medidas políticas, levando à separação entre a Igreja Católica e a Coroa.D) a reestruturação das tradicionais comunidades indígenas, visando instituir a propriedade privada.E) a decretação de medidas excepcionais, permitindo a escravização dos africanos e, também, a dos indígenas.
Respostas
A) o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.
As reformas bourbônicas tinham como objetivo ampliar e centralizar o governo espanhol. O estabelecimento de medidas econômicas e políticas era, assim, uma das medidas mais importantes, dado que a riqueza da América deveria ser controlada mais precisamente pela Coroa. Correto.
B) o redirecionamento da economia colonial, para valorizar a indústria em detrimento da agricultura de exportação.
Falso. Não havia ainda uma preocupação com a indústria na ótica de Carlos III.
C) a promulgação de medidas políticas, levando à separação entre a Igreja Católica e a Coroa.
Falso. Ainda no período a Igreja continuava associada à Coroa espanhola, sem prejuízos mais relevantes para sua hegemonia nas colônias.
D) a reestruturação das tradicionais comunidades indígenas, visando instituir a propriedade privada.
Falso. Não havia nem a intenção de se reestruturar as comunidades indígenas, muito menos de se distribuir a propriedade privada.
E) a decretação de medidas excepcionais, permitindo a escravização dos africanos e, também, a dos indígenas.
Falso. Essas medidas não seriam excepcionais, mas generalistas, dado que já era possível e completamente normal escravizar indígenas e africanos.
a)
pode confiar
=)
para min ta certa