O Instituto Brasileiro de Análises Econômicas e Sociais - Ibase foi fundado em 1981, por uma iniciativa do sociólogo Herbert de Sousa, mais conhecido como “Betinho”. Esse personagem da história brasileira fora exilado na época da ditadura militar, retornando ao Brasil em 1979, dois anos antes da fundação do Ibase. De cunho ideológico esquerdista, em especial em uma época em que a democracia brasileira encontrava-se abalada, o Ibase foi fundamental no lançamento de estudos e campanhas pela promoção da cidadania, dos direitos sociais, da segurança alimentar e nutricional, e da ética nas relações entre poder público e sociedade. Mais recentemente, em 1997, pós-morte de seu fundador, o Ibase desenvolveu uma metodologia própria para análise da cidadania empresarial, representada pela divulgação de seus balanços sociais. ​SILVA, Marie Eliza Zamberlan; PARDO, Paulo; COSTA, Tiago Ribeiro. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Maringá: UniCesumar, 2018. Considerando o fragmento de texto acima e em relação ao balanço social, avalie as afirmações abaixo que apresentam possível justificativas para a realização do balanço social. I. Em função da ética, uma vez que ser justo, bom e responsável já referem-se a benefícios. II. Pois é necessário realizar uma análise descritiva das ações de sustentabilidade, a qual obedece a diretrizes consolidadas por organismos terceiros. III. O balanço social traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo. IV. Pois apresenta resultados práticos das ações e dos projetos sociais e de sustentabilidade desenvolvidos pela empresa. V. Para adequar-se à demanda atual de modernização de gestão, em especial por tratar-se de uma valiosa ferramenta para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos. Correspondem a justificativas para a realização do balanço social, o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II e IV, apenas. Alternativa 2: I, III e IV, apenas. Alternativa 3: I, III e V, apenas. Alternativa 4: I, II, III e V, apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V.

Respostas

respondido por: fatimameucantin
27

I. Em função da ética, uma vez que ser justo, bom e responsável já referem-se a benefícios.

III. O balanço social traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo.

V. Para adequar-se à demanda atual de modernização de gestão, em especial por tratar-se de uma valiosa ferramenta para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos.

ALTERNATIVA CORRETA I, III e V, apenas.


respondido por: LarissaMoura3
10

Olá!

Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:

I – É verdadeira. O balanço social é realizado em função da ética, uma vez que ser justo, bom e responsável já referem-se a benefícios.

II – É falsa. Não é necessário realizar uma análise descritiva das ações de sustentabilidade, a qual obedece a diretrizes consolidadas por organismos terceiros.

III – É verdadeira. O balanço social faz a diferenciação da imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo.

IV – É falsa. O balanço social não apresenta resultados práticos das ações e dos projetos sociais e de sustentabilidade desenvolvidos pela empresa.

V – É verdadeira. O balanço social é usado na adequação à demanda atual de modernização de gestão, em especial por tratar-se de uma valiosa ferramenta para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa 3: I, III e V, apenas.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas similares