• Matéria: Filosofia
  • Autor: karynvitoria1873
  • Perguntado 7 anos atrás

Pois bem, para Durkheim, não é a sociedade que é formada pelos indivíduos, e sim o contrário: é a sociedade que forma os indivíduos (ARON, 2003). Isso porque Durkheim considerava que a sociedade prevalece sobre os indivíduos e é ela que os molda. Ao longo do estudo, analisaremos melhor essa noção da superioridade da sociedade sobre o indivíduo em Durkheim. Fonte: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Relacione os conceitos referentes à obra de Durkheim listados a seguir com as definições apresentadas na sequência. 1. Consciência coletiva 2. Anomia 3. Educação 4. Coesão social. ( ) Processo de aprendizagem das normas sociais do grupo; sinônimo de socialização. ( ) Estado da sociedade marcada pela ausência de regras. ( ) Definida pela dependência que cada indivíduo tem em relação aos outros nas interações da vida social. ( ) Imperativos sociais, como normas, leis, costumes, modos de agir e pensar, que se encontram no meio social e se impõem aos indivíduos. A alternativa que apresenta a sequência correta é a:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

O item 3 preenche a primeira lacuna, pois, de acordo com Durkheim, a educação é o processo pelo qual os valores da sociedade são passados de uma geração para outra, de modo que é por meio da educação em massa que ocorre a socialização em masas.


O item 2 preenche a segunda lacuna. Anomia é o estado em que as leis e regras básicas deixam de ser respeitadas, de modo que é um estado de decadência e desintegração da sociedade.


O item 4 preenche a terceira lacuna. Para Durkheim quanto mais as pessoas viverem em dependência mútua, mais coesa a sociedade será, formando o fundamento da vida social.


O item 1 preenche a quarta lacuna. São estes imperativos que garantem os mecanismos de coesão e que são transmitidos pela educação, sendo o conjunto de valores que designa uma comunidade, permitindo o seu desenvolvimento pleno.

Perguntas similares