QUESTÃO 331Nos anos 1960, a etnóloga Margaret Mead combateu veementemente a noção de “eterno feminino”, mostrando que os atributos de cada sexo variam segundo os povos. Por exemplo, entre os arapeches da Nova Guiné, que ela estava estudando, era aos homens que se atribuíam traços de caráter geralmente considerados femininos, tais como a sensibilidade, a passividade e o amor pelos filhos.DORTIER, J.-F. Gênero. In: Dicionário de ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2010.De acordo com o estudo citado, os papéis e responsabilidades de homens e mulheres em uma sociedade sãoO economicamente estabelecidos.O biologicamente definidos.© culturalmente construídos.© juridicamente atribuídos.
Respostas
A alternativa A é falsa, pois o texto fala de variação entre os povos, não variação entre sistemas econômicos (embora isto também possa ser verdade, não é abordado pelo texto).
A alternativa B é falsa e é justamente o oposto daquilo que o texto defende: os papéis de gênero são socialmente construídos, não biologicamente estabelecidos.
A alternativa C é verdadeira, pois a ideia é que os papéis de gênero são construídos por meio de tradições culturais diferentes nas diferentes sociedades, de modo que o que seria "coisa de mulher" em uma é "coisa de homem" em outra.
A alternativa D é falsa, pois o texto não fala de sistemas jurídicos, embora eles sejam uma consequência da construção cultural dos papeis de gênero.
Resposta:
c
Explicação:
culturalmente construidos