• Matéria: História
  • Autor: kayllanibarreto2853
  • Perguntado 8 anos atrás

QUESTÃO 441O integralista é o soldado de Deus e da Pátria, o homem-novo do Brasil que vai construir uma grande nação, dizia um slogan. A Ação Integralista Brasileira se organizou a partir de uma série de pequenos grupos de extrema-direita que se aglutinaram em torno da liderança de Plínio Salgado.CYRYNOWICZ, R. Força e a pátria em ação. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 61, out. 2010 (adaptado).O movimento descrito no texto, surgido no Brasil após a Primeira Guerra, sofreu influência de grupos europeus que enfatizavam aO supremacia da raça ariana.O legitimidade da livre-iniciativa.0 participação da classe operária.0 subordinação do indivíduo ao Estado.

Anexos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
55

O movimento integralista foi fortemente inspirado pelo fascismo, de modo que era contrário à participação, ou o protagonismo, político da classe trabalhadora e contra a livre-iniciativa que defendiam os liberais.


Por se tratar de um movimento brasileiro, onde a "pureza da raça" não era uma bandeira possível, os integralistas não defendiam a supremacia da raça ariana, mas a união dos indivíduos sob a égide de um Estado poderoso e unificador, de modo que defendiam a subordinação de todos ao Estado como forma de garantir a glória coletiva de um projeto nacional fascista.


É correta a alternativa D.

Perguntas similares