QUESTÃO 461Em consequência da divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de executar uma quantidade maior de trabalho. Isso ocorre por três motivos: primeiro, o aumento de destreza de cada um dos trabalhadores; segundo, a possibilidade de poupar o tempo que habitualmente se perdia ao passar de uma tarefa a outra; e, finalmente, a invenção de um grande número de máquinas que facilitam e reduzem o trabalho e tornam um só homem capaz de realizar o trabalho de muitos.SMITH, A. A riqueza das nações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1981 (adaptado).Uma consequência econômica da situação descrita no texto foi aO diminuição dos custos produtivos.O falência das grandes corporações.0 redução dos mercados consumidores.0 decadência das instituições financeiras.
Respostas
A alternativa A é verdadeira, pois o emprego do maquinário, apesar de exigir um capital inicial maior, diminui os custos de produção, a necessidade do emprego da mão de obra humana e os atrasos de produção, de modo que é possível produzir em horas e em massa, de forma barata, o que antes era produzido por um artesão em dias.
A alternativa B é falsa, o que houve foi justamente a criação e a expansão das grandes corporações, em detrimento dos pequenos negócios individuais.
A alternativa C é falsa, a industrialização aumentou os mercados consumidores, pois havia mais produtos disponíveis para o consumo.
A alternativa D é falsa, pois a industrialização dependia do capitalismo, de modo que expandiu os bancos e outras instituições financeiras.
Resposta:Alternativa A é a verdadeira
Explicação: