Respostas
Durante as décadas que antecederam a de 1980, muitos países da América Latina receberam empréstimos dos países centrais para financiar o seu desenvolvimento. ** É importante destacar que os EUA, naturalmente, foram os principais fornecedores desses empréstimos, já que, no contexto da Gerra Fria, essa era uma das estratégias do país para garantir aliados para o bloco capitalista.**
Até o ano de 1973, os juros dessas dívidas mantinham-se razoáveis, não representando um grande problema para os paises credores. Entretanto, com os choques do petróleo que se sucederam na década de 1970, os juros para a quitação dessas dívidas apresentaram um aumento vertiginoso, o que prejudicou fortemente a economia dos países latino-americanos, já que a dívida externa deles aumentou em consonância à elevação das taxas de juros.
Assim, muitos Estados apresentaram gravíssimas dificuldades em controlar, por exemplo, a infacao e as taxas de desemprego em seus territórios. Por esse motivo, a década de 1980 é conhecida como a Década Perdida".
Espero que tenha ficado Claro! ;)