• Matéria: Administração
  • Autor: manoelerickpc17gw
  • Perguntado 7 anos atrás

O liberalismo clássico, na prática, acabava legitimando um individualismo egoísta, voltado para a proteção do interesse pessoal. Pouco a pouco, pressionados pelos movimentos sociais, diferentes países começaram a ampliar a função do Estado. Percebeu-se que a liberdade somente pode ser alcançada se temos a possibilidade de fazer coisas dignas de mérito e de usufruir dos prazeres que a vida nos oferece. Seguindo esta linha, a percepção do Estado mínimo começou a ser redirecionada “pois a sua função passa a ser a de removedor de obstáculos para o autodesenvolvimento dos homens” (STRECK; MORAIS, 2001, p.57). Esta tendência de aumento da intervenção do Estado na sociedade, baseada na noção de “justiça social” ficou conhecida como Estado de Bem Estar Social

Respostas

respondido por: Danas
13

Oi!

Imagino que você queira saber qual o fator relacionado fortemente à ascensão do Estado de Bem Estar Social, então vamos lá!


Posso dizer que a queda da bolsa de valores de Nova York no final da década 20 impulsionou bastante a ascensão do bem estar social, tendo em vista que essa fato foi feito pela queda vertiginosa da bolsa de valores no ano de 1929, no EUA.


Ocasionando a sua quebra. Em 1929 houve a grande crise econômica mundial que em sequência veio a quebra da bolsa de valores de Nova York.


No ano de 1932 o PIB norte-americado caiu 30% e países como o Brasil, que viviam da exportação de produtos agrícolas, a exemplo do café, foram imensamente afetados.

Perguntas similares