Após a Segunda Guerra Mundial, ocorrida em 1939 a 1945, os governos dos países da Europa Ocidental perderam sua posição de liderança no cenário internacional. Seu lugar passou a ser ocupado pelos Estados Unidos da América - EUA e pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, os dois líderes mundiais do pós-guerra. Estadunidenses e soviéticos passaram a viver um período de graves tensões políticas, que ficou conhecido como “Guerra Fria”. Sobre essa fase da História Contemporânea, pode-se afirmar:
a) O mundo experimentou relativo período de paz armamentista, sem a possibilidade de confrontos bélicos entre as potências mundiais.
b) A “Guerra Fria” fomentou o aumento do número de países adeptos ao socialismo, na medida em que os EUA adotaram essa linha político-ideológica.
c) Esse período pós-guerra representou um retrocesso técnico-científico, pois tanto EUA como URSS pouco investiram nas atividades do setor.
d) O clima de rivalidade da “Guerra Fria”, somado aos interesses das indústrias bélicas, levou as grandes potências à chamada “corrida armamentista”.
e) Os soviéticos lideraram o bloco dos países capitalistas nesse período, defendendo a abertura dos mercados nacionais ao capital internacional.
Respostas
respondido por:
4
Podemos afirma que : letra (d):O clima de rivalidade da “Guerra Fria”, somado aos interesses das indústrias bélicas, levou as grandes potências à chamada “corrida armamentista”.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás