• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marjory1223
  • Perguntado 8 anos atrás

2. A sociedade renascentista rejeita a autoridade dogmática da cultura eclesiástica medieval, mas mantém-se ainda fortemente hierarquizada. Esse período apresenta as características abaixo, EXCETO: a) ( ) Interesse pela educação Greco-romana; b) ( ) Principais pensadores: Comenius (Didática magna) e Rousseau (A educação com alegria e prazer). c) ( ) Modo de produção escravista d) ( ) Modo de produção baseado no mercantilismo

Respostas

respondido por: giovannazirondi
0

Olá!


O Renascimento foi um grande movimento artístico, literário e filosófico que marcou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. A razão era o elemento essencial para compreensão de todas as coisas, o homem passou a ser considerado o centro do universo, o mais importante protagonista. As artes se utilizavam dos traços e formas humanas (Naturalismo) e se pautavam no clássico, influenciando na sociedade como um todo.


Vamos analisar as alternativas:


a) Correta. O Renascimento se interessava pela Antiguidade Clássica, se inspirou fortemente na cultura greco-romana e na educação também, consequentemente.


b) Correta. Dentre os principais pensadores do período, destacaram-se Comenius e Rousseau que influenciaram grandemente a educação humanista-renascentista.


c) Incorreta. O Renascimento pôs fim ao feudalismo, trazendo consigo o Renascimento Comercial, iniciando o Mercantilismo (Capitalismo Comercial) e com isso, superou o modo de produção escravista-feudal.


d) Correta. Como já explicado, o modo de produção do Renascimento se baseou no Mercantilismo.


Portanto, a alternativa incorreta é a letra C.

Perguntas similares