alguns pensadores consideram a idade média como um período de retrocesso cultural a idade das trevas,um tempo no qual a humanidade teria sido subjulgada pela ignorância e pelo poder da igreja católica, explique o porquê de tal pensamento
Respostas
A idade das trevas, ou noite de mil anos, é um conceito errado que nós temos sobre o período medieval. Ele parte, em sua maioria, do fato de que durante a alta idade média, pouco após a queda do império romano do ocidente, houve uma retração das cidades e da sociedade como um todo. Para a população geral, e até para a nobreza até certo ponto, haviam maiores preocupações do que o avanço do pensamento e das ciências. Coisas como plantar e estocar comida, e repelir ataques externos se tornaram muito mais urgentes do que eram no império romano por exemplo. Por causa disso, pensam que o conhecimento se perdeu ou regrediu durante a idade média, o que é incorreto, pois muito do conhecimento clássico ainda foi mantido e aprofundado dentro dos mosteiros. Ainda existia avanço nessa época, só que ele era muito restrito ao clero, pois o povo e a nobreza tinham preocupações mais urgentes para tratar. Dessa situação que apareceu a ideia da idade das trevas, o povo era ignorante de maneira geral ? Sim, porque existiam outras preocupações mais urgentes. E sim, a igreja se utilizou dessa "ignorância por necessidade" para exercer um controle maior da população através da fé e do dogma.
Espero ter ajudado ! E vale a pena lembrar que isso tudo se aplica apenas à Europa medieval, o resto do mundo passava por um processo bem diferente.