1-)No início do texto o nome e a idade das personagens são desconhecidos no entanto é possível perceber que o médico é uma criança que expressões do primeiro parágrafo indicam a pouca idade dele?
2-) no segundo parágrafo que revelações confirma que as personagens são crianças?
3-) a crônica apresenta um fato que faz parte do cotidiano de uma família que fato é esse?
4-) Releia este trecho
O senhor pode dar injeção que eu faço ela tomar de qualquer jeito porque é claro que se ela não quiser né vai ficar muito magrinha que até o vento carrega.
A-) essa fala da menina de 6 anos que brinca de enfermeira revela opiniões típicas de uma criança?
B-) Em sua opinião Quem é a menina está imitando ao revelar a preocupação de que a paciente fique magrinha?
5-) o pequeno médico dispensa a injeção em um lugar dela aplicar um curativo em torn
Respostas
2-) "Ah criançinha de olhos ceruleos"
3-) O fato apresentado na crônica, então, é aquilo que é bastante comum nas casas em que há crianças. A obrigação destas (as crianças) em fazer a vontade dos pais sem nem mesmo haver um diálogo, principalmente quando se trata de alimentação.
A alimentação infantil tem sido um tema bastante corrente. O discurso comum é: isso é bom porque faz bem pra saúde. Gostando ou não, tem que comer/beber. A opinião da criança fica em último lugar ou mesmo não há opinião.
Na crônica, o autor Paulo Mendes mostrou o quanto uma criança pode ficar "transformada" quando tem sua vontade "violada" (a mãe do garoto empurrou a vitamina "goela abaixo".) Um bom diálogo é importante assim como o momento de cada um, mesmo sendo criança.
Resposta da 1)
As expressões do início do texto que indicam a pouca idade do personagem são "Pincenê vermelho, bigodes azuis."
Ou seja, as crianças estão utilizando objetos para brincar de "faz-de-conta" e usando cores que um adulto não utilizaria (como o bigode azul).
O trecho todo é "Avental branco, pincenê vermelho, bigodes azuis, ei-lo, grave, aplicando sobre o peito descoberto duma criancinha um estetoscópio, e depois a injeção que a enfermeira lhe passa."
Resposta da 2)
Na verdade, o segundo parágrafo todo faz essa confirmação. Veja:
"O avental na verdade é uma camisa de homem adulto a bater-lhe pelos joelhos; os bigodes foram pintados por sua irmã, a enfermeira; a criancinha é uma boneca de olhos cerúleos, mas já meio careca, que atende pelo nome de Rosinha; os instrumentos para exame e cirurgia saem duma caixinha de brinquedos."
E depois as afirmações continuam no terceiro parágrafo, quando afirma que "ela" tem seis anos e meio, e o "doutor" tem cinco.
Resposta da 3)
O fato comum ao cotidiano de uma família é as crianças (no caso, irmãos) estarem brincando de exercer alguma profissão. Nesse caso, médico e enfermeira.
Porém, acho interessante destacar outros três fatos cotidianos em uma família:
- A mãe insistindo com o filho para que esse tome vitamina e cuide assim de sua própria saúde;
- Os irmão brigando após terem passado horas brincado
- O menino pedir para o pai contar uma história
Resposta da 4. A)
A resposta da menina não revela opiniões típicas de uma criança. Na verdade simboliza uma repetição do que ela provavelmente ouviu seus pais e até outros adultos falarem, pois é comum crianças não aceitarem medicamento e injeção como tratamento médico, levando os pais a interferirem e forçar a adoção.
Se ela se encontrasse no papel de paciente (na vida real), ela provavelmente não iria querer a injeção também, porém seus pais diriam para o médico aplicar de qualquer jeito. Dessa forma, vemos que se trata de uma reprodução.
Resposta da 4. B)
Como dito no item anterior, a menina está imitando seus próprios pais, que representam um universo maior: Adultos e pais de outras crianças, que entendem a necessidade da medicação mesmo que o pequeno tenha medo.
Resposta da 5)
O resto do enunciado é:
"O pequeno médico dispensa a injeção e, em lugar dela, aplica um curativo em torno do pescoço da paciente fictícia, diagnosticando “mordida de leão”. Sua irmã aceita a reviravolta na brincadeira e diz: “Eu já disse tanto, meu Deus, para essa garota não ir na floresta brincar com Chapeuzinho Vermelho...”. Que característica(s) da infância esse trecho destaca?"
Esse trecho destaca a imaginação e a criatividade das crianças, além da possibilidade de realizar tudo. Ou seja, brincar com a Chapeuzinho Vermelho parece algo possível de realizar, segundo a imaginação da menina. E note que ela pensou nessa resposta com muita criatividade e espontaneidade, pois ela não esperava que o "doutor" dissesse que a paciente havia sido mordida por leão.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18302639