• Matéria: Filosofia
  • Autor: santanadenise3641
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual deve ser então o papel do filósofo segundo Platão? Observe que para o ex-prisioneiro não é suficiente a sua libertação pois ele volta desce até os homens da caverna e que levar-los para luz.

Respostas

respondido por: AdolfoCordeiro
6

Olá!


O papel do filósofo segundo Platão é de um eterno amante da sabedoria. Tem como foco os valores morais e éticos, a visão de lei é para todos. Em O Banquete quando fala sobre o amor, não traz as características humanas mas um relação de ir e esclarecer a todos.


Para o ex prisioneiro, este já obteve um certo grau de conhecimento, conseguiu ter uma visão de consciência da vida, ampliando seu entendimento. Este conseguiu se libertar de anseios, medos, tabus, preconceitos e da visão dual de mundo.


O ex prisioneiro vendo-se liberto de questões que o prendiam ao mundo, avançando para um estado de consciência mais pleno de luz, que acalma a mente e pacifica o coração, volta para ensinar aos retardatários do caminho sobre como conseguiu atingir esse grau de sabedoria e paz interior pela introspecção e posteriormente pela ação. O mito da caverna esclarece bem esse tema. Existe um novo patamar de Luz que foi alcançado por um e precisa ser passado aos outros. A necessidade de ensinar e ajudar é maior que a prazer de apenas olhar os que se debatem ainda nas trevas. Então ele vola e ajuda. Mesmo já estando liberto e sabendo que não precisa voltar.


Essa é uma etapa da Jornada do Herói. A volta.


Bom estudo!!!



Perguntas similares