Respostas
Olá!
Podemos definir três principais autores clássicos da sociologia: Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim. O quadro comparativo aqui está na forma de parágrafos, então vou destacar as principais ideias para você de forma que fique mais resumido.
AUGUSTE COMTE é o criador da doutrina positivista, um conjunto de ideias sobre ciência e sociedade. Para ele, as análises sociais devem ser guiadas pelo mesmo modo que as ciências da natureza como a física e a matemática. Assim, todas as sociedades seguiriam o mesmo caminho evolutivo: estado teológico ou fictício, estado metafísico ou abstrato e estado positivo ou científico.
KARL MARX é o expoente do socialismo científico. Para ele, as relações sociais advém dos modos de produção, pois tudo está submetido ao determinismo econômico. Ele também classifica as sociedades de acordo com o modo de produção, tendo como exemplos o modelo asiático, o capitalismo e o socialismo. Por fim, há a diferenciação entre infra-estrutura (a estrutura econômica) e super-estrutura (os alicerces jurídico e sociológico).
ÉMILE DURKHEIM propôs o conceito de consciência coletiva, que é a soma das crenças e sentimentos comuns à média dos membros da comunidade. . Em seu livro A Divisão do Trabalho Social, ele conceitua a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. A primeira é típica das sociedades primitivas e tem origem na semelhança entre os indivíduos. A segunda é típica de sociedades complexas e tem origem na diferença entre os indivíduos que se integram pela complementação de seus interesses.
Espero ter ajudado. Até mais!