sobre a convenção nacional informe:
a- grupos que governaram
b- período do terror
c- principais medidas adotadas
d- como terminou
Respostas
[23/7 11:31] Pedro Gusmão: 13)A)Girondinos – representavam à burguesia comercial e industrial. Eram contra a participação popular na revolução, uma vez que essa participação poderia significar alterações em relação à propriedade privada (se sentaram do lado direito da Convenção, dando origem à ideia da “direita” ligada ao conservadorismo).
Jacobinos – representavam a pequena burguesia e as camadas populares e desejavam aprofundar a revolução (se posicionaram do lado esquerdo, originando uma concepção de radicalismo para a “esquerda”).
Grupo da Planície – composto por grandes banqueiros agiam de acordo com os seus interesses imediatos, ora apoiando os girondinos ora apoiando os jacobinos (se posicionaram no “centro” durante a Convenção).
[23/7 11:33] Pedro Gusmão: 14)b-Começa a período de terror da revolução, um período de radicalização, onde os jacobinos iriam perseguir e guilhotinar milhares de pessoas, inclusive, seus antigos líderes. Calcula-se que em menos de um ano sob o comando de Robespierre foram mandados para a guilhotina milhares de pessoas, inclusive, o próprio Danton (4 meses após ele ter criado o mesmo Tribunal Revolucionário).
[23/7 11:34] Pedro Gusmão: 15)c-Principais medidas:
Aboliu a escravidão nas colônias;
Ensino público e gratuito;
Confisco das propriedades da nobreza emigrada;
Reforma agrária;
Criação de um novo exército, com ampla participação popular;
Direito a insurreição popular.
16)d-A Convenção Nacional perdurou de 5 de abril de 1798 até 29 de dezembro de 1813. Foi sucedida pelo Diretório, que teve início em 2 de novembro de 1796.
A mobilização dos exércitos da assembléia francesa. Em conseqüência ao predomínio das alas radicais, o novo governo ordenou a execução de Luís XVI em janeiro de 1793. Assustados com a radicalização do processo, os países absolutistas resolveram se mobilizar contra a revolução.
Levi D.