• Matéria: História
  • Autor: famisici637
  • Perguntado 8 anos atrás

Questão n° 52“(...) Em termos de produtividade econômica, a transformação social foi um êxito imenso; em termos de sofrimento humano, uma tragédia, aumentada pela depressão agrícola depois de 1815 que reduziu o pobre rural à miséria mais desmoralizadora (...). Porém, do ponto de vista da industrialização havia consequências benéficas, pois uma economia industrial necessita de trabalhadores, e onde se podia obtê-los senão no antigo setor não industrial?(Hobsbamvn.Eric. A Revolução Industrial in As Revoluções Burguesas)No trecho acima, o autor analisa consequências da Revolução industrial na Inglaterra. Sobre o texto e o contexto, é correto afirmar quea)a Revolução Industrial na Inglaterra marcou a passagem da sociedade rural para a industrial, apontando que, mesmo antes da introdução das máquinas, as manufaturas domésticas sediadas no campo tendiam a desaparecer pela falta de competitividade de seus produtos.b)a tendência à estabilização das populações campesinas e de pequenos burgueses, no interior rural inglês, foi um empecilho que acabou por gerar medidas governamentais, sancionadas pelo Parlamento a fim de solucionar tal problema social.c)com os cercamentos dos campos, no século XVIII, e pela consequente expropriação dos trabalhadores de seus meios de trabalho, o país contava com um enorme contingente de mão-de-obra desempregada nas cidades, disponível para o trabalho industrial.d)a grave crise agrícola de 1815, acompanhada pela epidemia de peste bubônica que atacou, principalmente, o interior agrícola do país, acabou por gerar um grande êxodo rural e um enorme fluxo populacional, disposto a trabalhar nas cidades, mesmo com baixo índice salarial.e)a ganância dos grandes proprietários de terra ingleses, interessados em exportar seus produtos para os novos centros industriais do país, acabou por ocasionar a situação de penúria, relatada no texto, em que se encontrava a população rural na época.

Anexos:

Respostas

respondido por: ferretti
46

a)a Revolução Industrial na Inglaterra marcou a passagem da sociedade rural para a industrial, apontando que, mesmo antes da introdução das máquinas, as manufaturas domésticas sediadas no campo tendiam a desaparecer pela falta de competitividade de seus produtos.

Falso. Antes da industrialização, as manufaturas domésticas tinham uma boa competitividade no mercado.


b)a tendência à estabilização das populações campesinas e de pequenos burgueses, no interior rural inglês, foi um empecilho que acabou por gerar medidas governamentais, sancionadas pelo Parlamento a fim de solucionar tal problema social.

Falso. A tendência era, na verdade, de expulsão das populações do campo, enchendo as cidades de gente, gerando problemas sociais graves.


c)com os cercamentos dos campos, no século XVIII, e pela consequente expropriação dos trabalhadores de seus meios de trabalho, o país contava com um enorme contingente de mão-de-obra desempregada nas cidades, disponível para o trabalho industrial.

Correto. Os cercamentos foram os principais motivos pelos quais as populações rurais foram sendo gradualmente expulsas do campo, gerando um grande contingente de mão de obra nas cidades.


d)a grave crise agrícola de 1815, acompanhada pela epidemia de peste bubônica que atacou, principalmente, o interior agrícola do país, acabou por gerar um grande êxodo rural e um enorme fluxo populacional, disposto a trabalhar nas cidades, mesmo com baixo índice salarial.

Falso. As epidemias atingiam com muito mais forças as cidades, dada a concentração de pessoas, lixo e sujeira.


e)a ganância dos grandes proprietários de terra ingleses, interessados em exportar seus produtos para os novos centros industriais do país, acabou por ocasionar a situação de penúria, relatada no texto, em que se encontrava a população rural na época.

Falso. O texto trata, na verdade, dos proprietários urbanos de indústrias, já que estes eram beneficiados pela grande carga de trabalhadores a baixo custo disponíveis.

respondido por: luanetezinha57
6

Resposta: Letra C

Explicação:

a) Está errada. As manufaturas domésticas foram desaparecendo conforme se deram o emprego generalizado de máquinas e a automatização do processo produtivo.

b) Está errada. Este período foi caracterizado pelo êxodo rural e o aumento da população urbana.

d) Está errada. A crise agrícola de 1815 apenas aumentou a tragédia populacional.

e) Está errada. A situação de penúria rural do período foi causada por uma confluência de questões, como os cercamentos, as expropriações de terras e a crise agrícola.

Perguntas similares