• Matéria: Português
  • Autor: recarvalho6502
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto para as questões de 28 a 30CAPÍTULO IV/ UM DEVER AMARÍSSIMO!José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às ideias; não as havendo, servia a prolongar as frases. Levantou-se para ir buscar o gamáo, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. Foi dos últimos que usaram presilhas no Rio de Janeiro, e talvez neste mundo. Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um aro de aço por dentro, imobilizava-lhe o pescoço; era entáo moda. 0 rodaque de chita, veste caseira e leve, parecia nele uma casaca de cerimônia. Era magro, chupado, com um princípio de calva; teria os seus cinquenta e cinco anos. Levantou-se com o passo vagaroso do costume, náo aquele vagar arrastado dos preguiçosos, mas um vagar calculado e deduzido, um silogismo completo, a premissa antes da consequência, a consequência antes da conclusão. Um dever amaríssimo!Machado de Assis, Dom Casmurro.28Das afirmações abaixo sobre a expressão sublinhada nos seguintes trechos destacados do texto, a única que NÁO está correta é:A "imobilizava-lhe o pescoço": é um pronome pessoal com valor possessivo.B "Um dever amaríssimo!": trata-se de um superlativo que enfatiza qualificação de sentido positivo. C "era entáo moda": assume valor temporal.D “náo as havendo": pode ser substituída pela frase "quando náo as havia", sem prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical.E "servia a prolongar as frases": é uma preposição que estabelece uma relação de finalidade.

Anexos:

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
23

Olá!

O trecho retirado da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, fala sobre José Dias e seu gosto pelo uso dos superlativos, que, segundo ele, servia para dar um aspecto monumental às ideias.

Em relação às alternativas expostas, podemos concluir que a afirmativa incorreta está assinalada pela letra B porque o termo "amaríssimo" é superlativo de "amargo". Desta forma, "amaríssimo" não enfatiza qualificação de sentido positivo.

respondido por: vanderleyacostp56ytx
6

Resposta:

Apenas a I e III estão corretas

Explicação:

Perguntas similares
6 anos atrás