O principal problema de Descartes pode ser formulado do seguinte modo: “Como poderemos garantir que o nosso conhecimento é absolutamente seguro?” Como o cético, ele parte da dúvida; mas, ao contrário do cético, não permanece nela. Na Meditação Terceira, Descartes afirma: “[...] engane-me quem puder, ainda assim jamais poderá fazer que eu nada seja enquanto eu pensar que sou algo; ou que algum dia seja verdade eu não tenha jamais existido, sendo verdade agora que eu existo Com base no enunciado e considerando o itinerário seguido por Descartes para fundamentar o conhecimento, é correto afirmar:
Respostas
As alternativas para esta questão são:
a) Todas as coisas se equivalem, não podendo ser discerníveis pelos sentidos nem pela razão, já que ambos são falhos e limitados, portanto o conhecimento seguro detém-se nas opiniões que se apresentam certas e indubitáveis.
b) O conhecimento seguro que resiste à dúvida apresenta-se como algo relativo, tanto ao sujeito como às próprias coisas que são percebidas de acordo com as circunstâncias em que ocorrem os fenômenos observados.
c) Pela dúvida metódica, reconhece-se a contingência do conhecimento, uma vez que somente as coisas percebidas por meio da experiência sensível possuem existência real.
d) A dúvida manifesta a infinita confusão de opiniões que se pode observar no debate perpétuo e universal sobre o conhecimento das coisas, sendo a existência de Deus a única certeza que se pode alcançar.
e) A condição necessária para alcançar o conhecimento seguro consiste em submetê-lo sistematicamente a todas as possibilidades de erro, de modo que ele resista à dúvida mais obstinada.
No texto é afirmado que o autor chegou, racionalmente, a um ponto em que o argumento é tão bem fundamentado que é impossível argumentar em contrário, de modo que a ideia é que o conhecimento só é verdadeiro quando é submetido e sobrevive a todos os crivos da razão, sendo analisado e aceito acima de qualquer dúvida que o sujeito possa levantar sobre a sua autenticidade, de modo que não é mais razoável duvidá-lo então.
Para fazer isto é necessário percorrer a estrada da dúvida metódica, que é vista não como um fim, como fazem os céticos que não aceitam a possibilidade da verdade, mas como um meio de testar as verdades, separando-as das falsidades.
É correta a alternativa E.
Resposta:
Alternativa E - a condição necessária para alcançar o conhecimento seguro consiste em submetê-lo sistematicamente a todas as possibilidades de erro, de modo que ele resista à dúvida mais obstinada.
Explicação:
A fundamentação do conhecimento em Descartes baseia-se em um método assentado na “dúvida”. Ao submeter dado saber e superar níveis de questionamento cada vez mais elaborados, seria possível eliminar todo conhecimento que não era seguro e que facilmente se abalaria, para se chegar a um conhecimento seguro e consistente.