A ópera-balé Os Sete Pecados Capitais da Pequena Burguesia, de Kurt Weill e Bertold Brecht, composta em 1933, retrata as condições dessa classe social na derrocada da ordem democrática com a ascensão do nazismo na Alemanha, por meio da personagem Anna, que em sete anos vê todos os seus sonhos de ascensão social ruírem. A obra expressa a visão marxista na doutrina das classes.
Respostas
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas.
Em relação à doutrina social marxista, assinale a alternativa correta.
a) A alta burguesia é uma classe considerada revolucionária, pois foi capaz de resistir à ideologia totalitária através do controle dos meios de comunicação.
b) A classe média, integrante da camada burguesa, foi identificada com os ideais do nacional-socialismo por defender a socialização dos meios de produção.
c) A pequena burguesia ou camada lúmpen é revolucionária, identificando a alta burguesia como sua inimiga natural a ser destruída pela revolução.
d) A pequena burguesia ou classe média é uma classe antirrevolucionária, pois, embora esteja mais próxima das condições materiais do proletariado, apoia a alta burguesia.
e) O proletariado e a classe média formam as classes revolucionárias, cuja missão é a derrubada da aristocracia e a instauração do comunismo.
A assertiva que melhor se aplica como correta é a letra D.
Partindo deste ponto, notamos que nas concepções de Marx, o apoio da classe média está diretamente ligado a burguesia, mesmo não possuindo o capital suficiente para se considerar como tal.
Além disso, podemos retratar um panorama da obra com os dias de hoje, visto que a divisão das classes apesar de desigual, possui camadas que vão além apenas dos grupos financeiramente ricos e os que se encontram na pobreza, existindo assim outros grupos que possuem condições de vida que vão além do básico, mas não são ricos como os chefes de grandes empresas entre outros, sendo um bom exemplo de classe média atualmente os funcionários públicos de nível médio ou técnico.
Até mais!