Analise as sentenças a respeito das junções intercelulares: I. Junções oclusivas e junções aderentes possuem microfilamentos de actina. II. As junções comunicantes garantem a passagem constante de íons e moléculas entre células adjacentes por meio de proteínas caderinas. III. Os desmossomos são abundantes no tecido muscular e possuem filamentos intermediários em sua constituição. IV. Os hemidesmossomos estão localizados principalmente na região lateral da célula.
Respostas
Olá caro estudante,
O papel das junções intercelulares é dar coesão e permitir a comunicação entre as células.
(i) A função das junções oclusivas e junções aderentes é de manter as células unidas e não permitir a passagem de substâncias entre as células, obrigando que estas passem pelo interior das células. Estas junções estão intrinsecamente ligados ao citoesqueleto celular e por isso possuem microfilamentos de actina. São características do tecido epitelial.
(ii) As junções comunicantes, como o seu próprio nome diz, têm o papel de manter a comunicação entre as células. Por isso estão constantemente trabalhando na manutenção do fluxo de íons e moléculas entre as células.
(iii) Os desmossomos também possuem um função de coesão e sua função é manter as células fortemente unidas. Assim, como as junções oclusivas e junções aderentes, os desmossomos também estão associados ao citoesqueleto da célula, neste caso aos filamentos intermediários.
(iv) Os hemidesmossomos são muito semelhantes aos desmossomos, também funcionam como âncoras para as células e estão ligados aos filamentos intermediários, a diferença básica entre eles é o tipo de proteínas que os compõe. Os hemidesmossomos estão localizados principalmente na região basal da célula, unindo célula e lâmina basal.
Um abraço!
Resposta:
apenas I e III
Explicação:
na II não é por meio de proteínas caderinas.
na IV os hemidesmosommos encontran-se basal não lateral.