Examine esta charge para responder as perguntas 16 e 17.ffr&Ko seEeetfcEefc.. ..fcSSA METAM^FoSe AMWlAfJTEu16No contexto da charge, a letra da conhecida canção popular converte-se ironicamente em uma espécie de Hino Nacional, passando a referir-se ao oportunismo característico de certos grupos detentores do poder, no Brasil. No campo da literatura brasileira, a ideia de "metamorfose ambulante", a que se refere a canção, pode ser associada, guardada a especificidade de cada contexto,Iao narrador-protagonista das Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, tendo em vista sua caprichosa mutabilidade, movida pelo arbítrio das elites de que fazia parte.IIà personagem Macunaíma, do livro homônimo, de Mário de Andrade, em vista da labilidade própria do "herói, sem nenhum caráter", que é, também, o herói "de nossa gente".IIIA Riobaldo, narrador-protagonista de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, considerando-se sua suscetibilidade aos desejos e projetos de outrem, que o conduz a acentuadas transformações.Está correto o que se afirma emA II e III, apenas.B I e II, apenas.C I, apenas.D II, apenas.E I,lie III.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Resposta letra E
O personagem principal da obra de Machado de Assis é Bentinho. Esse personagem é, como ele mesmo descreve, um sujeito sisudo e de poucos amigos. Na infância, Bentinho, sempre foi muito protegido pela mãe, isso fez dele uma pessoa insegura. Era rico, portanto, tinha modos semelhantes aos da elite de seu tempo.
O personagem de Macunaíma vive em constante transformação, ele é tido como um herói e a representatividade dos povos que formaram o país.
O personagem Riobaldo também é característico pelas muitas fases, é uma pessoa rodeada de duvidas e medos.
respondido por:
1
Olá
Opção É
I
II
III
Do anexo
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás