(UFPR 2010)Considere os seguintes cruzamentos entre humanos:Com base nesses cruzamentos, é correto afirmar que a anomalia presente nos indivíduos assinalados em preto é causada:A) por um gene autossômico dominante.B) por um gene dominante ligado ao cromossomo X.C) por um gene autossômico recessivo.D) pela ação de um par de genes recessivos ligados ao cromossomo Y.E) pela ação de dois pares de genes dominantes com interação epistática.
Respostas
As heranças podem ser autossômicas, em que cada pessoa recebe um gene de cada pai, sem ligação com cromossomo sexual, podendo ser dominantes, que se apresentam fenotipicamente, ou recessivas, que se apresentam apenas quando não há uma dominante.
É importante destacar que dois genes dominantes, quando a herança pode ser determinada pode ser determinada por mais de um gene, pode coexistir e se apresentar. Um exemplo é o tipo sanguíneo AB.
Ou podem ser heranças sexuais, ligadas ao cromossomo sexual - X ou Y. (H: XY; M: XX). Quando ligada ao X, podemos concluir que, para a característica se apresentar, no homem só precisa de um gene, enquanto que na mulher precisa de dois (se for recessivo; se a herança foi ligada ao X dominante então ela pode apresentar com apenas um gene dominante).
A partir da análise dos heredogramas, podemos concluir que é uma doença autossômica dominante, já que se fosse recessiva, os pais não poderiam ter filhos sem a característica, já que a recessividade não se apresenta em heterozigose. Também não é herança sexual dominante ligada ao X, pois se fosse, todas as filhas de pai com a característica teriam a mesma característica.
Assim, a alternativa correta é a Letra A.