54No continente europeu, a lógica das economias nacionais presidiu a implantam da atividade industrial. Ao longo do século XIX, grandes aglomerações industriais se desenvolveram, na maioria das vezes, polarizadas pela presença de complexos siderúrgicos.UA integraçào econômica definida pelo Tratado de Maastriâit promoveu uma profunda reestruturação espacial da indústria europeia.(Adaptado de TERRA, Lygia e outros. Conexões. Ed. Moderna. São Paulo. 2010).Sobre as mudanças observadas na organizaçào espacial da indústria europeia, analise as afirmações a seguir.IOs complexos siderúrgicos tendem a se deslocar para as áreas que enfrentam um processo de desindustrialização, com o objetivo de valorizar seus fatores internos.IIAs empresas tendem a traçar novas estratégias locadonais, visando a atender às necessidades de um mercado consumidor multinacional.IIIAs empresas de capital intensivo surgidas nas últimas décadas tendem a renovar as bacias carboníferas, graças às possibilidades de geraçào de energia renovável.Está correto apenas o que se afirma emA I.B III.C I e II.D II.E II e III.
Respostas
A afirmativa I é falsa, pois o processo de desindustrialização é uma consequência da globalização, de modo que nestas áreas não são estabelecidas novas indústrias, que são, geralmente, realocadas para regiões mais pobres e ainda em desenvolvimento no globo, onde há políticas e incentivos para o estabelecimento de indústrias e mão de obra barata.
A afirmativa II é verdadeira, pois na medida em que o mercado se sofistica é necessário que as empresas elaborem modos de explorar melhor as características locais, aumentando a sua competitividade.
A afirmativa III é falsa, pois o emprego do carvão e outras fontes não-renováveis caiu consideravelmente, sendo que as empresas modernas trabalham muito mais como o emprego de técnicas modernas, que criam serviços modernos, que com a transformação de recursos naturais.
É correta a alternativa D.