53Em geral a política de habitação popular no Brasil consiste em construir pequenos e opressivos apartamentos ou casas de baixo padrão tecnológico, sem senso estético, sem relação orgânica com a cidade, às vezes sem infraestrutura e longe de áreas comerciais e serviços públicos. Vários desses conjuntos são construídos em áreas ermas, cuja paisagem desoladora lembra antes uma colónia penal.HATOUM, Milton. Moradia e (in)dignidade.O Estado de S. Paulo, 28/08/2011, p. C8Considerando a visão do escritor amazonense Milton Hatoum sobre as políticas de habitação no Brasil e suas consequências, é correto afirmar:A Apesar dos problemas das políticas de habitação popular, elas têm o mérito de não repetir padrões urbanísticos homogêneos, o que é fundamental para a produção de espaços urbanos dotados de diversidade.B Na maior parte dos casos, os conjuntos habitacionais populares são construídos nas áreas mais adensadas dos centros urbanos, o que complica a questão da mobilidade em razão do acúmulo de trânsito.C As taxas de violências nos conjuntos habitacionais periféricos tendem a ser mais elevadas do que as vigentes nas zonas centrais, inclusive pela ausência de serviços públicos.D Apesar do aspecto desolador, os conjuntos habitacionais periféricos têm a vantagem de oferecer um contraponto aos caos urbano que caracteriza as principais metrópoles brasileiras.E As políticas habitacionais devem priorizar a quantidade em detrimento da qualidade, já que o aspecto estético ou a localização não interfere diretamente na qualidade de vida dos moradores.
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Olá!
Acerca do questionamento acima, podemos afirmar que os conjuntos habitacionais são construídos para suprir a necessidade de habitação que grande parcela da população não apresenta, caracterizando assim um problema de ordem pública.
Além disso,podemos afirmar que a violência presente nestes é alarmante, gerando condições de elevado perigo à comunidade, principalmente onde o poder público não chega. Logo, letra C As taxas de violências nos conjuntos habitacionais periféricos tendem a ser mais elevadas do que as vigentes nas zonas centrais, inclusive pela ausência de serviços públicos
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás