Respostas
Olá.
Infelizmente, não há cura para a depressão, mas há tratamento com uma intervenção medicamentosa e psicológica que promove um bem-estar no cliente.
A Depressão, como conhecida pelo senso comum, está presente no DSM-V como Transtorno de Depressivo Maior (TDM) e consiste em um dos quadros mais comuns hoje em dia - seja em comorbidade com outros quadros clínicos ou não. Há maiores destaques - inclusive na mídia -, para o comportamento "deprimido", "triste"/"sad", mas a depressão vai além, pois é algo sério.
Existem variações de transtornos depressivos, mas não há uma cura para nenhuma delas - apesar de que, em determinados casos onde se trata adequadamente, não há muitas recorrências do quadro depressivo, o que dá a sensação de cura.
É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL, com psicólogos e/ou psiquiatras - ou outro que possa te encaminhar para um psicólogo ou psiquiatra. É MUITO IMPORTANTE QUE O DIAGNÓSTICO SEJA DADO POR PROFISSIONAIS, pois são devidamente qualificados para tal.
A depressão deve ser identificada por um CONJUNTO de características que precisam ser muito recorrentes, como:
- repentino acréscimo ou perda de peso;
- descontrole emocional, com tendências para humor reprimido ou raiva sem motivo;
- grande perda de interesse nas coisas que gostava antes (como jogos, sexo, brincadeiras, etc.);
- falta ou excesso de sono;
- falta de energia sem que tenha feito atividades muito cansativas;
Entre outros. Caso pense que posse estar com depressão, BUSQUE UM PROFISSIONAL.
Para o tratamento da depressão, junto com a intervenção medicamentosa, por muitos é recomendada a Terapia Cognitiva Comportamental - que consegue ótimos resultados contra a depressão, reduzindo danos e gerando um maior bem-estar no cliente. Recomendo buscar um psicólogo para a aplicação do TCC. :)
Qualquer dúvida, entre em contato.
Bons estudos