QUESTÃO 5
Segundo Frizzarini e Cargnin (2016), "a formação de professores para atuação na Educação Básica vem sendo inserida nos debates nacionais e internacionais de educação e apresentando-se como desafio crescente. Sua ênfase tem aumentado, a partir da expansão das escolas públicas brasileiras e da necessidade imprescindível de obter profissionais qualificados para exercer as funções do magistério".
FRIZZARINI, Silvia Teresinha; CARGNIN, Claudete. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016.
Assim, a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem de matemática também vem sendo abordado nos cursos de formação inicial e continuada de professores. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde à relação entre formação de professores e os jogos em sala de aula de Matemática.
Alternativas
Alternativa 1:
Uma possibilidade de utilização de jogos na formação de professores de Matemática se dá com a inserção de jogos que o próprio professor já traz pronto, sem necessariamente analisar o potencial educativo do jogo no processo de ensino-aprendizagem em Matemática.
Alternativa 2:
Os jogos e materiais manipuláveis, por fazerem parte de civilizações antigas e por não serem reconhecidos cientificamente no contexto educativo, acaba que não sendo um recurso importante para os professores de Matemática e para sua formação.
Alternativa 3:
O uso de materiais manipuláveis é um desafio para o professor, pois acrescenta muito mais atividade e barulho às aulas e requer mais espaço e organização. É essencial que os professores aprofundem o seu contato com os vários materiais e formações, pois só assim é que poderão escolhê-los e utilizá-los adequadamente com os seus alunos na sala de aula.
Alternativa 4:
As concepções acerca da elaboração e do uso dos jogos na formação de professores não precisam necessariamente fazer parte da prática de ensino do futuro educador
Alternativa 5:
Já existem muitos materiais escritos, em publicações e na Internet, e cabe aos professores analisarem as potencialidades educativas das tarefas, não focando na percepção do tipo de atividades que essas tarefas poderão vir a proporcionar.
Respostas
respondido por:
1
Alternativa 3 página 91 - livro Unicesumar: Práticas de ensino.
O uso de materiais manipuláveis é um desafio para o professor, pois acrescenta muito mais atividade e barulho às aulas e requer mais espaço e organização. É essencial que os professores aprofundem o seu contato com os vários materiais, pois só adquirindo familiaridade no seu manuseio é que poderão escolhê-los e utilizá-los adequadamente com os seus alunos na sala de aula (VALE, 1999).
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás