talvez o fato mais significativo tenha sido a polêmica que surgiu entre os psicólogos da educação que, por um lado, estudavam os processos de aprendizagem em laboratório, e os que, por outro, perseguiam um objetivo semelhante dentro da sala de aula (COLL et al.,1999, p. 27). Assim, nas primeiras décadas da Psicologia da Educação, o núcleo de estudos desse campo da Psicologia possuiu três áreas que se destacam: o estudo e a medida das diferenças individuais e a elaboração de testes; a análise dos processos de aprendizagem; e a psicologia da criança.
Com relação à Psicologia da Educação, analise as afirmativas a seguir.
I – É papel da psicologia da educação sempre refletir criticamente sobre o que deve proporcionar aos agentes educativos.
II – Cabe à psicologia da educação saber utilizar os conhecimentos da Psicologia para melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem das crianças, jovens e adultos.
III – À psicologia da educação cabe também a função de promover a emancipação dos indivíduos.
Está correto o que se afirma em
Respostas
Boa tarde !
I – É papel da psicologia da educação sempre refletir criticamente sobre o que deve proporcionar aos agentes educativos. Falsa, não só aos agentes educativos, mas também, aos alunos.
II – Cabe à psicologia da educação saber utilizar os conhecimentos da Psicologia para melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem das crianças, jovens e adultos. Verdadeiro: O profissional deve buscar meios alternativos para que haja melhoria tanto no processo de ensino, quanto no processo de aprendizagem de um indivíduo.
III – À psicologia da educação cabe também a função de promover a emancipação dos indivíduos. Verdadeira, uma vez que a Psicologia Educal está foca na melhoria do processo educacional como um todo, envolvendo alunos e professores na qualidade do ensino e do aprendizado, assim, ela se faz importante para o processo emancipatório dos indivíduos.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e II.
Alternativa assinalada
e)
I, II e III.