• Matéria: Biologia
  • Autor: francys28071990
  • Perguntado 7 anos atrás

Paralisia cerebral é o termo utilizado para designar um conjunto complexo de distúrbios da motricidade voluntária, isto é, do controle dos movimentos, uma vez que é essa a parte afetada no cérebro (BRASIL, 2006, p.20). Um aluno com paralisia cerebral que tem grandes limitações na realização de atividades da rotina escolar e que depende do auxílio de outra pessoa:

Respostas

respondido por: nhapetatelie
16

Olá, amigo(a)!

Faltou um trecho no enunciado da sua pergunta. Acontece! Consegui encontrar a questão completa para resolver:

Pralisia cerebral é o termo utilizado para designar um conjunto complexo de distúrbios da motricidade voluntária, isto é, do controle dos movimentos, uma vez que é essa a parte afetada no cérebro (BRASIL, 2006, p.20). Um aluno com paralisia cerebral que tem grandes limitações na realização de atividades da rotina escolar e que depende do auxílio de outra pessoa:

a) Pode participar de todas as atividades escolares desde que algum membro da família o acompanhe.

b) Pode participar de todas as atividades escolares com adaptações que se façam necessárias.

c) Pode participar de todas as atividades escolares com auxílio de um professor particular.

d) Não pode participar das atividades de Educação Física.

e) Não pode participar de atividades extraclasse como passeios e excursões.

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos com deficiência física/neuro-motora. 2. ed. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2006

A alternativa correta é da letra B. Todos os alunos com paralisia cerebral podem participar das atividades escolares, desde que se façam as adaptações necessárias. Essas adaptações podem ser de várias naturezas, vou listar algumas delas para você:

- Adaptações físicas na escola e nos espaços de circulação: os alunos com paralisia cerebral podem ter dificuldades de locomoção e também utilizar cadeiras de rodas. A instalação de rampas, elevadores e dispositivos de acessibilidade poderão auxiliar o seu deslocamento. Os veículos utilizados também precisam ser adaptados.

- Adaptações do corpo docente e equipe: os alunos com paralisia cerebral podem ter um professor acompanhante, com formação específica em Educação Especial e Inclusiva, que pode auxiliar nas atividades e dificuldades que possam surgir. Não precisa ser um membro da família e nem um professor particular. Há Estados, por exemplo, que contratam os chamados Professores Apoio, que permanecem em sala de aula para auxiliarem os alunos com essas características

- Adaptações pedagógicas: os currículos e atividades poderão ser planejados de forma que atendam também as necessidades dos portadores de paralisia cerebral. Atividades nas aulas de Educação Física, assim como em todas as outras disciplinas, poderão ser realizadas por alunos com paralisia cerebral quando devidamente adaptadas às suas necessidades.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!


respondido por: LelehSales
3

b) Pode participar de todas as atividades escolares com adaptações que se façam necessárias.

Perguntas similares