Respostas
Nos séculos 17 e 18, houve várias expedições ao interior do Brasil em busca de minerais preciosos e minas importantes foram encontradas. No século 18, a Inglaterra tornou-se a maior potência mundial e patrocinou grande contrabando de ouro na América do Sul, inclusive no Brasil.
De 1750 a 1777, o Brasil sofreu uma grande reestruturação promovida pelo Marquês de Pombal. Os educadores do Brasil, os jesuítas, foram expulsos, o que requereu uma reforma no ensino. Com a descoberta de minerais preciosos nas Minas Gerais, a capital do Brasil foi transferida para o Rio de janeiro, em 1763, um porto mais próximo da exploração das riquezas.
O final do século 18 foi marcado por movimentos de emancipação política em Minas Gerais e Bahia. Pesquisas e documentos dos últimos anos mostram que, em ambos, houve uma conexão estrangeira em busca de apoio militar: Estados Unidos (Minas) e França (Bahia). Os dois movimentos contaram com a participação de militares e intelectuais brasileiros que estiveram na Europa. Sabiam que um levante contra Portugal requeria apoio externo.
O século termina com a Bahia voltando a ser a capitania mais rica do Brasil, após a queda na produção de ouro e diamantes nas Minas Gerais. Salvador era o principal porto do Brasil, a segunda maior cidade do Império Lusitano, atrás apenas de Lisboa, e uma das cidades mais ricas da América.
Cronologia
1703 - Tratado de Methwen, entre Portugal e Inglaterra
1706 - Subiu ao trono de Portugal o rei Dom João V, que reinou até 1750.
1707 - Guerra dos Emboabas. Exploradores paulistas descobriram jazidas de ouro em Minas Gerais, atraindo aventureiros de outras partes do Brasil. A disputa pelo direito de exploração envolveu paulistas e índios, liderados por Borba Gato, contra exploradores, principalmente baianos (os emboabas), que saíram vitoriosos. O conflito terminou em 1709.
A capitania do Rio de Janeiro foi desmembrada, para a criação da capitania de São Paulo e Minas do Ouro. Essa duraria até 1720, quando um revolta contra a implantação de casas de fundição de ouro levaria a separação da capitania em duas: São Paulo e Minas Gerais.
1710 - Guerra dos Mascates. Em Pernambuco, a emancipação de Recife como comarca de Olinda gerou conflitos entre latifundiários locais (e índios mazombos) e comerciantes (os mascates). O confronto ficou conhecido como Guerra dos Mascates e terminou com a intervenção da coroa portuguesa em defesa