(UFSC 2015)Hoje na História: 1994 – Morre o cientista Linus PaulingLinus Carl Pauling, bioquímico, cristalógrafo, biólogo molecular, investigador médico e ativista norte-americano, morre em Big Sur, Califórnia, em 19 de agosto de 1994, aos 93 anos. A contribuição de Pauling ao desenvolvimento científico do século XX é excepcional.Pauling é reconhecido como um cientista muito versátil, devido às suas contribuições em diversos campos, incluindo a química quântica, química inorgânica e orgânica, metalurgia, imunologia, psicologia, desintegração radioativa, entre outros. Em 1939, Pauling publicou sua obra mais importante, A Natureza da Ligação Química, em que desenvolveu o conceito de hibridização das órbitas atômicas. Para descrever a capacidade do átomo de carbono em formar quatro ligações, Pauling introduziu conceitos de orbitais híbridos, nos quais as órbitas teóricas descritas pelos elétrons se deslocam de suas posições originais devido à mútua repulsão. Para o caso de compostos cuja geometria não se pode justificar mediante uma única estrutura, propôs o modelo de híbridos de ressonância, que contempla a verdadeira estrutura da molécula como um estado intermediário entre duas ou mais estruturas suscetíveis de serem desenhadas. Introduziu, ainda, o conceito empírico de eletronegatividade como medida de poder de atração dos elétrons envolvidos em uma ligação de caráter covalente por parte de um átomo.Disponível em: [Adaptado] Acesso em: 31 ago. 2014.De acordo com as informações acima e com relação às descobertas de Linus Pauling, é CORRETO afirmar que:1) a eletronegatividade do bromo é maior que a do flúor, o que explica o fato de a molécula de HF ser mais polar que a molécula de HBr.2) considerando a distribuição eletrônica para o átomo neutro de magnésio, pode-se afirmar que a camada de valência é composta por dois elétrons em orbitais “s”, dispostos na terceira camada.4) o composto KCℓ possui ligação com caráter iônico, ao passo que a molécula de NH3 possui ligações com caráter covalente.8) no benzeno (C6H6), a inexistência de híbridos de ressonância sugere que os elétrons que participam das ligações covalentes entre átomos de carbono estão dispostos em orbitais σ.16) na molécula de ácido metanoico, o hidrogênio ionizável interage por meio de uma ligação iônica com o átomo de carbono.32) na molécula de etanol, o polo negativo encontra-se sobre o átomo de oxigênio, que possui maior eletronegatividade que o átomo de carbono e o de hidrogênio.
Respostas
Olá!
Vamos analisar cada uma das proposições:
01) a eletronegatividade do bromo é maior que a do flúor, o que explica o fato de a molécula de HF
ser mais polar que a molécula de HBr.
Essa afirmativa é falsa. O flúor é mais eletronegativo do que o bromo.
02) considerando a distribuição eletrônica para o átomo neutro de magnésio, pode-se afirmar que
a camada de valência é composta por dois elétrons em orbitais “s”, dispostos na terceira camada.
Essa afirmativa é verdadeira. Fazendo a distribuição eletrônica de acordo com o diagrama de Pauling, podemos perceber que a camada de valência deste átomo é composta por dois elétrons no subnível s:
04) o composto KCl possui ligação com caráter iônico, ao passo que a molécula de NH3 possui
ligações com caráter covalente.
Essa afirmativa é verdadeira, lembrando que as ligações iônicas se dão quando o composto é formado por um metal e um ametal; e as ligações moleculares, quando o composto é formado por dois ametais.
08) no benzeno (C6H6), a inexistência de híbridos de ressonância sugere que os elétrons que
participam das ligações covalentes entre átomos de carbono estão dispostos em orbitais σ.
Essa afirmativa é falsa, pois os elétrons que participam das ligações covalentes entre os átomos de carbono no benzeno estão dispostos em orbitais σ (sigma) e π (pi).
16) na molécula de ácido metanoico, o hidrogênio ionizável interage por meio de uma ligação
iônica com o átomo de carbono.
Essa afirmativa é falsa, pois não existem ligações iônicas nessa molécula; são todas covalentes.
32) na molécula de etanol, o polo negativo encontra-se sobre o átomo de oxigênio, que possui
maior eletronegatividade que o átomo de carbono e o de hidrogênio.
Essa afirmativa é verdadeira.
Espero ter ajudado. Bons estudos! :)