• Matéria: Química
  • Autor: joanafeliciano6231
  • Perguntado 8 anos atrás

(UDESC 2008)A 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) foi sintetizada na Alemanha, em 1914, e utilizada como moderador de apetite. Na década de 70, essa droga passou a ter fins psicoterápicos, mas seu uso se tornou abusivo, provocando lesões nos neurônios e, com isso, ela passou a ser proibida.Muito comum no meio dos adolescentes, ela é conhecida como ecstasy , XTC , Adam e Droga do amor . Ela pode ser classificada como um psicoestimulante, semelhante às anfetaminas e à cocaína, como também ser agrupada com os alucinógenos, devido às alucinações e flashbacks , se usada em doses muito altas.A fórmula estrutural 3,4-metilenodioximetanfetamina encontra-se representada na figura ao lado, bem como as principais formas de comprimidos desse composto.Determine o número de carbonos assimétricos presentes na fórmula estrutural da MDMA.A) Encontram-se três carbonos assimétricos.B) Encontram-se dois carbonos assimétricos.C) Encontra-se apenas um carbono assimétrico.D) Encontram-se onze carbonos assimétricos.E) Não existem carbonos assimétricos na fórmula da 3,4-metilenodioximetanfetamina.

Anexos:

Respostas

respondido por: vchinchilla22
14

Olá!

Vamos a lembrar, um carbono assimétrico ou carbono estereogênico é um átomo de carbono que é ligado a quatro diferentes substituintes ou elementos. Pode ocorrer em alguns compostos orgânicos, isto é, naqueles que estão presentes em seres vivos, como carboidratos. É também conhecido como estereocentro, centro assimétrico e centro estereogênico.

A presença de um ou mais átomos de carbono assimétricos em um composto químico é responsável pela existência de isomerismo óptico. Cada uma das duas estruturas diferentes que podem ser formadas tem os mesmos átomos e as mesmas ligações, mas não podem se sobrepor.

Sabendo isso podemos determinar que na fórmula estrutural 3,4-metilenodioximetanfetamina temos só um carbono assimétrico.

Alternativa correta é: C) Encontra-se apenas um carbono assimétrico.

Perguntas similares