• Matéria: Química
  • Autor: oliveirarebeka7231
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFSC 2015)As figuras mostram a variação na pressão parcial de CO2 (p CO2) na superfície da água (Figura A) e os valores de pH obtidos para a água oceânica (Figura B) de uma região do Oceano Pacífico, no período compreendido entre 1989 e 2012. Nos gráficos, os pontos representam os valores experimentais e a reta representa a tendência de variação dos dados. Sabe-se que cerca de 30 a 40% do CO2 atmosférico é absorvido pelos oceanos e que parte do CO2 atmosférico, quando absorvido pela água do mar, reage para formar, como principal produto, ácido carbônico.Disponível em: [Adaptado] Acesso em: 24 ago. 2014.De acordo com as informações acima, é CORRETO afirmar que:1) a reação que descreve a interação entre o dióxido de carbono e a água pode ser descrita por CO2(g) + H2O(ℓ) ⇌ H2CO3(aq), o que justifica a redução do pH da água pela absorção de CO2.2) a acidificação dos oceanos é um processo prejudicial, pois, entre outros fatores, pode ameaçar a vida de organismos marinhos que possuem, em sua constituição, carbonato de cálcio.4) o íon carbonato é classificado, segundo a teoria de Arrhenius, como um ácido.8) a redução do pH da água do mar associada ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera é consequência da produção de ácido carbônico, que se ioniza para produzir íons H+.16) em 2012, a água oceânica poderia ser classificada como neutra, ou seja, a concentração de íons H+ era equivalente à concentração de íons OH-.32) em 1991, a água oceânica poderia ser classificada como alcalina em função, principalmente, da presença de HNO3 produzido por organismos marinhos.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
10

Olá,

Nas imagens podemos conferir a variação na pressão parcial de CO2 (p CO2), que está em uma superfície líquida (H2O). Comparando as informações do enunciado com as imagens, temos como afirmações verdadeiras apenas:

1) Somente em CO2(g) + H2O(ℓ) ⇌ H2CO3(aq) é que encontramos a real interação entre a água e o dióxido de carbono. O pH é diminuído em função da absorção do CO2.

2) Constata-se que a acidificação dos oceanos causa risco direto aos animais marinhos, prejudicando as formas de vida que nele vivem.

8) O aumento de CO2 no mar causa a diminuição do pH. A causa desse fenômeno advém da produção do ácido carbônico.

Espero ter ajudado!

respondido por: beka0802
0

Resposta:

1+2+8=11

Explicação:

1) a reação que descreve a interação entre o dióxido de carbono e a água pode ser descrita por CO2(g) + H2O(ℓ) ⇌ H2CO3(aq), o que justifica a redução do pH da água pela absorção de CO2.

2) a acidificação dos oceanos é um processo prejudicial, pois, entre outros fatores, pode ameaçar a vida de organismos marinhos que possuem, em sua constituição, carbonato de cálcio.

8) a redução do pH da água do mar associada ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera é consequência da produção de ácido carbônico, que se ioniza para produzir íons H+.

Perguntas similares