• Matéria: História
  • Autor: elannecosta3112
  • Perguntado 8 anos atrás

46No período colonial, porém, as Câmaras foram, para além da defesa de interesses locais e pontuais, os órgãos de execução das determinações régias, mas, principalmente, mesmo que na defesa dos interesses dos colonos, elementos fundamentais da viabilização da exploração econômica, ao manter em equilíbrio os dois polos do processo.FERLINI, V. L. A., "0 município no Brasil colonial e a configuração do poder econômico'. In MELLO E SOUZA, L. e outros (orgs.), 0governo dos povos. São Paulo: Alameda, 2009, p. 392.As Câmaras Municipais, de acordo com o texto,A constituíram-se como o reduto dos interesses dos poderes locais.B foram a expressão da centralização política exercida pelo poder monárquico.C eram órgãos articuladores de determinações régias e interesses dos colonos.D formaram-se como instituições questionadoras da dominação metropolitana.E estabeleceram procedimentos legais influenciados pela cultura nativa.

Anexos:

Respostas

respondido por: Garcias29
4

Resposta letra C

As câmaras municipais foram instaladas após os governos gerais. O governo criou as câmaras para serem órgãos responsáveis por administrar as vilas e cidades que forma surgindo.

Quem ocupava as câmaras eram os grandes proprietários de terra, que eram chamados de “homens bons”. Eram pessoas que não tinham ligação com negros ou judeus, deveria ter uma pureza de sangue.

Eles eram responsáveis por administrar as cidades e ordenar a cobrança impostos, a realização de obras de aspecto público, a conservação e a limpeza das ruas, os salários que seriam pagos aos trabalhadores, dentre outros.

Perguntas similares