Respostas
Ao lado da crise econômica e da desestruturação militar, as invasões bárbaras levaram ao fim do Império Romano do Ocidente. O Império Romano do Ocidente teve como uma das principais causas de sua queda as invasões bárbaras protagonizadas pelos povos germânicos que habitavam a região a leste das fronteiras do Império.
A queda do Império Romano foi causada por uma série de problemas internos que fragilizaram o Império e o colocaram à disposição de invasões de outros povos. Apesar de ser uma obviedade, todo Império começa a decair após alcançar o seu apogeu, e com Roma não foi diferente.
Crise política
saque de Roma
Grande invasão de 406
A invasão dos hunos no Ocidente
Um dos fatores da queda do império romano foi a amplitude das fronteiras do Ocidente romano, o que possibilitava que fossem totalmente guarnecidas. Para infelicidade ocorreu também que as imigrações germânicas tomaram clara e decididamente a direção ocidental. A metade oriental do império romano sobreviveu até 1453. Desapareceu portanto, 977. Quando Roma desapareceu como centro do império, ainda sobrevivia no Mediterrâneo oriental uma grande civilização da antiguidade. Já na parte ocidental, com a chegada dos germânicos, iniciou-se um longo processo de fusão entre estes uma e a tradição, que só iria ganhar contornos preciosos com a constituição do feudalismo, a partir do séc. IX.