1) No dia a dia, pessoas e empresas realizam diferentes tipos de escolhas, algumas benéficas, outras nem tanto. Do mesmo modo, países/nações também têm a necessidade de decidir sobre o que devem produzir, tal como a origem, quantidade e destino de mantimentos, produtos etc. Entretanto, o modo como isso será decidido dependerá da forma de organização econômica adotada pelo estado. Essa escolha será dicotômica, pois opta-se pelo sistema capitalista ou socialista. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que define, em linhas gerais, o funcionamento de um sistema capitalista. Alternativas: a)Regido pelas forças do mercado (oferta e demanda), predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos meios de produção. b)Predomina a propriedade pública dos meios de produção, na qual os meios de produção são decididos pelo Estado, de acordo com as necessidades do país. c)Regido pelas forças do Estado (oferta e demanda), predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos meios de produção. d)Regido pelas forças do mercado (oferta e demanda), predominando a livre iniciativa e a propriedade pública dos meios de produção. e)Predomina a propriedade privada dos meios de produção, na qual os meios de produção são decididos pelo Estado, de acordo com as necessidades do país.
2)Na Economia, quando questões individuais de consumo são abordadas nos referimos a estudos microeconômicos, mas quando há preocupação em se conhecer o funcionamento da Economia de forma geral, estes estudos são nomeados como macroeconomia. Desse modo, ao se pensar nas políticas econômicas que devem ser adotadas por um governo, estamos, na verdade nos referindo às políticas macroeconômicas. Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que corresponde aos quatro principais objetivos do governo brasileiro ao estabelecer políticas macroeconômicas. Alternativas: a)Redução do desemprego e aumento do crescimento econômico; redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços); equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior); justa distribuição da renda. b)Redução do desemprego e do crescimento econômico; redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços); equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior); justa distribuição da renda. c)Redução do desemprego e do crescimento econômico; redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços); equilíbrio nas contas internas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior); justa distribuição da renda. d)Redução do desemprego e aumento do crescimento econômico; redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços); desequilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior); justa distribuição da renda. e)Redução do desemprego e aumento do crescimento econômico; aumento da inflação (evitar aumento generalizado dos preços); equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior); justa distribuição da renda.
3)Ao longo de sua história, o governo brasileiro, por diversas vezes, tentou implementar planos econômicos com o objetivo de estabilizar as altas da inflação no país. Entretanto, apenas no Plano Real, em 1994, que o Brasil conseguiu retomar seu crescimento econômico. Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que corresponde corretamente aos três pilares da economia brasileira: Alternativas: a)Regime de metas de inflação; câmbio fixo; política fiscal apertada. b)Política econômica; Plano Real; política fiscal apertada. c)Regime de metas de inflação; câmbio flutuante; política fiscal apertada. d)Plano Real; câmbio flutuante; política fiscal apertada. e)Regime de metas de inflação; câmbio fixo; Plano Real.

Respostas

respondido por: reinaldoramos56
1

nº 2 resposta letra A

nº 3 resposta letra C

ok

Perguntas similares