Registrar em seu caderno, as características que definem a identidade cultural de onde você vive (São Paulo)
Respostas
Haveria um sentimento no povo paulista, mais especificamente no paulistano de falta de “raízes culturais”?
Há uma cultura tipicamente paulista ou paulistana? Quais elementos mais representativos dessa cultura? Há iniciativas no sentido de fomentar, resgatar, difundir, essa cultura?
Pensando-se em uma cultura, que seja tipicamente paulista, sempre demoramos um pouco e refletimos… Existe o que podemos chamar de uma cultura paulista?
Para tanto, faz-se necessário levantar memórias, marcar, relembrar, refletir no que é “ser paulista”. Verificar o que liga o homem que mora, que nasceu ou que contribuiu de alguma maneira ao modo de ser e de viver do povo paulista, à sua arte e cultura.
Com relação à cultura de outras regiões brasileiras e até mesmo da de outros estados do Brasil, a lembrança é mais fácil, por exemplo: ao falarmos em cultura baiana, imediatamente nos lembramos do Acarajé, dos doces a base de côco, de Dorival Caymmi, da baiana, dos
terreiros de Candomblé, do pintor Carybé, dos escritores Jorge Amado e Castro Alves. Há elementos bem marcados e de fácil identificação com o povo e com a terra baiana.
Há uma hipótese já levantada sobre essa questão: a de que teria havido uma ruptura em um dado momento histórico paulista com relação ao seu passado, fazendo com que este fosse relegado a um segundo plano em favor da “modernidade”, do “progresso”, portanto, há pistas de que esse sentimento de “falta de raízes culturais”, de necessidade de um resgate de uma cultura tipicamente paulista, tenha algum fundamento, o que é um dos problemas fundamentais desta pesquisa.
Verificar como estariam essas memórias, histórias, cultura e arte na sociedade paulista da atualidade é uma tarefa a que nos propomos investigar.