Segundo depoimento da Prof.ª Dr.ª Yara Novelli para o Programa Mar à Vista, TV Cultura, SP, existiu até algum tempo atrás, na cultura brasileira, um pensamento de que o mangue é um ambiente insalubre e que “a melhor utilização de um manguezal era transformá-lo em qualquer outra coisa, até num lixão, num aterro sanitário. Era considerado mais vantajoso do que se conservar uma área de manguezal.” Atualmente, muitos conhecimentos sobre este ecossistema têm evidenciado sua importância para muitos organismos, mostrando a necessidade da sua preservação. Apresente duas características que poderiam ser utilizadas para convencer as pessoas da importância da preservação dos manguezais.
Respostas
Olá!
O manguezal é um tipo de ecossistema que ocupa a zona intertidal perto das bocas de cursos de água doce das costas de latitudes tropicais da Terra. É composto de árvores ou arbustos que possuem adaptações que lhes permitem colonizar terras alagadas que estão sujeitas a intrusões de água salgada.
Existem muitas caracteristicas quepodem ser usadas para convencer as pessoas da importância da preservação dos manguezais:
1- Eles funcionam como pulmões no ambiente, porque produzem oxigênio e - usam o dióxido de carbono do ar. Através deste mecanismo, os manguezais aprisionam poluentes.
2- Sirven como filtros para sedimentos y nutrientes, manteniendo la calidad del agua.
3- Eles são evapotranspiradores , ou seja, eles fornecem umidade para a atmosfera.
4- Estabilizam as terras costeiras contra a erosão, protegem o litoral contra ventos de furacões e outros eventos climáticos de alto impacto.
5- Eles podem ser usados para extrair sal, madeira, bem como para a pesca industrial em grande escala e artesanal.
6- Mantém uma rede trófica complexa com sítios de nidificação de aves, áreas de alimentação, crescimento e proteção de répteis, peces, crustáceos, moluscos, um grande número de espécies ameaçadas, entre outros.