Respostas
Raimundo era filho bastardo de José, um fazendeiro de São Luís do Maranhão, com uma de suas escravas. José procurou viver dupla vida matrimonial, já que a escrava Domingas não fora apenas uma aventura para ele; por esse motivo, tentou também criar o filho com o respeito e dignidade devidos.
Domingas, depois de sofrer violenta agressão a mando de Quitéria, esposa oficial de José, ficou traumatizada e passou a viver vagando pelo mato.
Quitéria foi flagrada em adultério com o padre Diogo por seu marido, José, que a matou na frente do padre e, com este, fez um pacto de silêncio: ambos alegariam que a morte de Quitéria tivera causa natural.
Tempos depois, José foi morto em uma emboscada, provavelmente a mando do padre Diogo, interessado em sua morte pelo segredo que havia entre os dois, o que incomodava o religioso. O menino Raimundo foi, então, enviado pelo tio Manuel Pescada para ser educado em Portugal, ficando sua herança aos cuidados do tio.
Livro O Mulato.
Anos depois, formado em direito, Raimundo, um belo homem, moreno, alto, de compleição física forte, de olhos grandes e azuis, elegante nos trajes, fino e gentil nas maneiras, retornou e se hospedou na casa do tio Manuel. Sua intenção era vender as propriedades e se estabelecer no Rio de Janeiro.
Raimundo foi com o tio à antiga fazenda em que nascera e acabou por descobrir as passagens desconhecidas de sua vida, até mesmo que era bastardo e quem era sua mãe. Passou a desconfiar de que o padre, agora cônego, teria sido o mentor da morte de seu pai.
Raimundo acabou sendo seduzido pela prima Ana Rosa, filha de Manuel Pescada, bonita, sensual e atrevida. Tendo engravidado a apaixonada prima, pretendia casar-se com ela, mas foi assassinado por Luís Dias (empregado de Manuel Pescada), a quem Ana Rosa fora prometida em casamento.
O assassino fora levado a esse ato por influência do cônego Diogo, que desconfiava de que Raimundo já tivesse descoberto seus crimes e ações interesseiras. Com o impacto da morte de Raimundo, Ana Rosa aborta.
Na última cena da narrativa, ela aparece casada com Luís Dias e mãe feliz de três crianças.
se vc nâo entendeu:
Na conservadora São Luís, de fins do século XIX, o amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato. Mas pesa sobre eles o preconceito de uma sociedade hipócrita, que não conhece limites para proteger a situação estabelecida.
Texto integral enriquecido com notas explicativas.
Suplemento de Leitura com questões dos grandes vestibulares.
espero ter ajudado