Sobre o tema rocha e solo, o que pode ou não ser dito?
VF
Os solos só se originam nos ambientes que possuem elevado teor de umidade relativa do ar; daí a inexistência de solos em ambientes fortemente áridos.
VF
A meteorização das rochas depende dos diferentes tipos de clima, mas a maior decomposição química dos corpos rochosos é uma função exclusiva da ação dos ventos.
VF
A parte bastante rica em matéria orgânica do solo encontra-se no horizonte denominado "A"; este é o horizonte húmico do solo.
VF
Existem diversos fatores que influem na cor dos solos, como por exemplo a matéria mineral, a matéria orgânica, os óxidos de ferro e a água.
VF
As rochas que se encontram mais intensamente fraturadas sofrem maior intemperismo químico num ambiente tropical, como a Zona da Mata pernambucana.
Respostas
respondido por:
1
Olá,
FALSO - Os solos existem em qualquer tipo de ambiante, sejam eles úmidos ou secos, o clima altera o tipo de solo e não impõe a sua inexistência.
FALSO - A decomposição química é mais resultado da ação das águas do que dos ventos, é muito mais fácil ver o intemperismo químico onde águas correm.
FALSO - O solo é dividido em camadas, e cada uma dessas camadas possui uma característica, embora a camada de matéria orgânica seja a primeira camada o nome do horizonte é "O".
VERDADEIRO: A premissa está correto quanto ao que influi na cor dos solos.
FALSO: O intemperismo químico pode ocorrer de maneiras diferentes em todo o tipo de clima.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás