As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola Contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas. Assim, pode-se afirmar que essa escola era centrada em contas, daí a denominação “Contista”
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola CONTISTA:
Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Extrema natureza empírica (sem base racional)
Respostas
Oi, amigo(a)!
Na atualidade, a Contabilidade é uma ciência que contribui para o crescimento e desenvolvimento das organizações, principalmente aquelas que são obrigadas a fazer demonstrações contábeis (Sociedades Anônimas-S.A).
Em todo o histórico da Contabilidade, a Escola Contista foi uma das mais significativas, pois foi responsável pelo surgimento do Método das Partidas Dobradas e a Criação da Teoria das 5 contas (em 1795), que consistia na abertura de cinco contas, sendo elas: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e, por último, lucros e perdas.
É importante destacar que: a Teoria das 5 contas foi rejeitada pela Contabilidade e, por isto, não é aplicada nas organizações.
Gabarito:
"Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas".
Até logo!