1) Observe a figura de Homero e seu guia Glauco, obra pintada por Wlliam-Adolphe Bouguereau, 1854. Fonte: Disponível em: http://www.deficienciavisual.pt/Quadros/Homer%20and%20his%20Guide%20Glaucus-William-AdolpheBouguereau-1854.jpg Acesso em : 16 jul. 2018. Homero era um poeta grego, autor de Ilíada e Odisseia. Segundo relatos, era cego e teria vivido em época anterior a VII a.C. Na Antiguidade, a representação da pessoa com deficiência variava conforme a cultura e a compreensão das diferentes civilizações. Sobre a representação social das pessoas com deficiência nas civilizações da Antiguidade, analise as afirmativas a seguir: I. Os espartanos respeitavam as pessoas com deficiência, promovendo a socialização e inclusão das mesmas. II. No Egito Antigo, os bebês que nasciam com deficiência eram exterminados ou abandonados à própria sorte. III. Os gregos cultuavam o corpo perfeito, por isso eliminavam crianças recém-nascidas frágeis ou com alguma deficiência. IV. A civilização romana preconizava a perfeição estética e corporal, assim as pessoas com deficiência, por não estarem dentro do padrão físico adequado, eram excluídas da sociedade. Estão corretas as afirmativas: Alternativas:
a) I e II apenas.
b) II e III apenas.
c) I, II e III apenas.
d) III e IV apenas.
e) II, III e IV apenas.
2) "Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas: alunos com síndrome de Down e autismo exigem professores capacitados". A presença cada vez maior de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional convencional está obrigando as escolas a adaptarem seus conceitos pedagógicos. Apesar de a inclusão de crianças e jovens com algum tipo de deficiência nas escolas regulares ter aumentado nos últimos anos, são grandes os desafios de preparar os professores para mantê-las na sala de aula com os demais colegas, e de receber as crianças que ainda estão excluídas. O modelo de só transmitir o conhecimento do currículo básico já não é mais suficiente. Segundo a professora Maria Teresa Eglér Mantoan, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade (Leped) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a inclusão aparece para mostrar que todas as pessoas são diferentes, algo que a escola não quer conceber. "O senso comum nos faz pensar muito mais na identidade do que na diferença, porque é muito mais fácil. Mas a diferença se apresenta e você tem que lidar." Por muito tempo as práticas pedagógicas consideraram as turmas como homogêneas, onde o professor repassa o conhecimento e todas as crianças aprendem da mesma forma. Uma escola inclusiva rompe com essas barreiras e paradigmas. Fonte: MORENO, Ana Carolina. FALARDO, Vanessa. Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas. UOL Educação. 2013. Disponível em: Acesso em 16 jul. 2018. Com base no texto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas. I - Uma escola torna-se inclusiva quando quebra com os paradigmas e estereótipos socialmente construídos e prepara-se para receber todas as crianças. Por que II - O paradigma inclusivo concebe as turmas como heterogêneas, respeitando o tempo de aprender dos alunos, valorizando as potencialidades e os diferentes saberes. Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Vamos às questões:
1ª questão
De todas as sociedades relacionadas na questão: gregos, espartanos, egípcios e romanos, somente a civilização egípcia respeitava e não exterminava os deficientes.
Diversos estudos mostram que os espartanos, os gregos e os romanos exterminavam suas crianças que nasciam deficientes uma vez que elas não serviriam para atender aos objetivos da sociedade: beleza, cultura do corpo e guerra.
Já os egípcios conviviam com as deficiências, havendo inclusive a inscrição em vários locais históricos de pessoas com deficiência através de desenhos e hieróglifos.
Por isso, a alternativa correta é a letra D, ou seja, F, F, V,V.
2ª questão
A escola inclusiva promove a educação heterogênea uma vez que atende a alunos em condições normais e também alunos deficientes, respeitando as especificidades de cada um, aprendendo a valorizar as potencialidades e também os diferentes tipos de inteligências, saberes, habilidades e atitudes.
Por isso, quando falamos do paradigma inclusivo, estamos nos referindo diretamente às escolas inclusivas.
Portanto, a resposta correta é da letra A - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!