A gênese da questão social, no Brasil, está associada ao processo de industrialização e urbanização do país. Ela foi vista, por muito tempo, como questão de polícia, pois não considerava os reais motivos das manifestações oriundas dos movimentos sociais. SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar, 2016 (adaptado). A questão social, enquanto caso de polícia, apontava alguns pontos. Sobre eles, relacione as colunas que seguem: (1) Intervenção repressiva (2) A pobreza não foi problematizada (3) Ser pobre ( ) Ameaça a classe dominante. ( ) Polícia Civil e Militar. ( ) 1930. A sequência correta é:
Respostas
respondido por:
11
A primeira lacuna é preenchida pelo item 3, pois a existência da pobreza cria uma série de problemas sociais que ameaçam o funcionamento "normal" da estrutura social, de modo que ser pobre ameaça as classes dominantes.
A segunda lacuna é preenchida pelo item 1, pois a pobreza está associada com a criminalização e marginalização das populações, de modo que as pessoas pobres são, muitas vezes, alvos de operações truculentas por partes das forças policiais.
A terceira lacuna é preenchida pelo item 2, pois a questão da pobreza não foi corretamente problematizada na década de 1930, sendo considerada como algo que seria naturalmente erradicada pelo progresso industrial.
A sequência correta é 3,1, 2
respondido por:
2
Resposta: III,I,II
Explicação: QUASE CERTEZA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás