A empresa SHINE vai precisar de um montante de R$ 875.000,00 para que possa ser investido em novos profissionais e produtos. Você e sua equipe foram contratados para ajudá-los a conseguir esse capital. Para isso, foi realizada uma pesquisa em algumas instituições financeiras para saber a taxa de juros cobrada na realização de um financiamento, conforme a tabela: Banco A Banco B Banco C Taxa de juros 1,9% ao ano 2,5 % ao ano 3,2% ao ano Período do financiamento 192 meses 144 meses 204 meses As instituições financeiras oferecem modalidades de crédito que podem atender a financiamentos, sendo que as taxas de juros podem variar de acordo com o prazo que for efetuada a contratação da operação. Assim, de acordo com as taxas da tabela acima, você deve analisar cada uma das opções apresentadas, Banco A, B e C, com o intuito de apresentar aos gestores a que considera mais vantajosa para a empresa
Respostas
A tarefa está incompleta, pois faltaram as questões que norteiam o desenvolvimento. Adiciono-as a seguir:
Vocês devem determinar:
a) O valor da prestação de cada uma das opções.
b) O valor futuro (montante) de cada uma das opções.
_________________________
Essa questão trata de uma série ou sequência uniforme postecipada, como é padrão de financiamentos em bancos - que não costumam ter entradas (e o enunciado também não denotou a existência dessas).
Para a aplicação das fórmulas que demonstrarei no decorrer do desenvolvimento, devemos ter a taxa de juros efetiva - ou seja, devemos ter a taxa de juros em unidades de tempo iguais a do período de capitalização que vamos usar, que será mensal. A taxa de juros em tempos diferentes recebe o nome de taxa nominal.
Para a resolução dessa questão, o primeiro passo é a conversão das taxas nominais anuais para taxas efetivas com capitalizações mensais. Para fazer a conversão, taxas nominais anuais para taxas efetivas mensais, podemos usar a seguinte relação:
Onde:
i: refere-se a taxas efetivas, que vamos descobrir para cada caso;
iₙ: refere-se a taxas nominais, que nos foram dadas.
Convertendo todas as taxas, teremos:
As letras que estão do lado i representam, respectivamente, os bancos A, B e C. Tendo as taxas nominais, podemos descobrir as parcelas e os valores futuros, itens das questões A, B e consequentemente das demais.
Questão A
Para descobrir o valor das parcelas de uma série uniforme podemos usar a seguinte fórmula:
Onde:
PMT: valor das parcelas, que é o que queremos descobrir;
C: capital inicial, 875.000;
i: taxas de juros, que são iguais as que foram descobertas acima. Durante o cálculo usarei as dízimas.
n: tempo de aplicação, que será 192, 144 e 204 meses, respectivamente, para os bancos A, B e C.
Para a aplicação dos cálculos, podemos utilizar do auxílio de uma calculadora. Sublinharei as respostas. Teremos:
Questão B
Para o cálculo do valor futuro (FV), podemos usar a seguinte fórmula:
Usarei apenas duas casas decimais nas parcelas. Para economizar a quantidade de caracteres, irei simplificar um poucos os cálculos.
Para melhor exibir esses dados, adicionei uma tabela em anexo.
Apesar de ser possível discorrer mais sobre esse enunciado, não consigo adicionar mais do que isso, pois o campo de respostas é limitado a 5.000 caracteres.