• Matéria: Física
  • Autor: magnusleandro
  • Perguntado 8 anos atrás

Tratando-se de máquinas de indução, que também são chamadas de máquinas assíncronas, ou seja, máquinas de corrente alternada, pode-se afirmar que esse tipo de máquina tem seu funcionamento fundamentado na Lei de Faraday para máquinas rotativas. Tomando como referência os fundamentos das máquinas assíncronas, ou de indução, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) Nas máquinas de indução, as características construtivas são as mesmas das máquinas síncronas, ou seja, os enrolamentos no estator também são percorridos por corrente alternada, mas o rotor, pode apresentar algumas diferenças: não é alimentado por corrente contínua e em alguns casos, apresenta os terminais curto circuitados, para que a indução magnética nessa parte da máquina, seja melhorada. ( ) No motor de indução trifásico, como o estator é alimentado por corrente alternada, é produzido no enrolamento da armadura, um campo magnético girante. ( ) No motor de indução, como é produzido um campo magnético nos enrolamentos do estator, são induzidas no rotor tensões e correntes, alternadas. As correntes induzidas também irão produzir campos magnéticos no rotor, que irão tentar acompanhar o campo girante. Mas como não têm torque suficiente para isso, há a necessidade, nesse tipo de máquinas elétrica, que os enrolamentos de campo localizados no rotor, seja alimentado por uma fonte de tensão contínua. ( ) Nos motores de indução trifásicos não existe diferença entre a velocidade do campo girante e a velocidade de rotação do rotor. Assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma: a. V-F-V-F
b. V-F-V-V
c. V-V-F-F
d. V-V-V-F Incorreto
e. F-F-V-V

Questão 2 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Não marcadaMarcar questão Texto da questão Nas máquinas síncronas, mais precisamente, nos motores elétricos síncronos, sabe-se que a velocidade de rotação do rotor é a mesma do campo girante, assim, a velocidade do motor é igual à velocidade síncrona. Dessa forma, para que se tenha num motor síncrono, a velocidade de 3600 r p m e que esse motor seja conectado à uma rede elétrica de 60 H z, quantos polos essa máquina deve ter?
Escolha uma:
a. 6 polos.
b. 4 polos.
c. 2 polos. Correto
d. 8 polos.
e. 1 polo.
Questão 3 Incorreto Atingiu 0,00 de 1,00 Não marcadaMarcar questão Texto da questão Os geradores síncronos são utilizados pelas usinas hidrelétricas, como por exemplo na usina Itaipu Binacional, para geração de energia elétrica. Sabe-se, pela fundamentação teórica, que a frequência elétrica das tensões e correntes produzidas pelo gerador síncrono, estão vinculadas à taxa de rotação mecânica da máquina. Considerando o texto, analise as afirmativas: I.Nos sistemas elétricos de potência paraguaios (f equals 50 H z), se forem utilizados geradores síncronos de 1500 r p m para compor uma usina hidrelétrica, essas máquinas têm que ter 2 polos. II.No gerador síncrono são produzidas tensões em três fases distintas: A, B e C, que estão defasadas entre si de 120 to the power of o, mas quanto ao seu módulo (intensidade da tensão em cada fase), são idênticas. III.Nos geradores síncronos o enrolamento de campo está localizado no estator e o enrolamento da armadura, no rotor. É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Incorreto

Respostas

respondido por: eduardokenjiro
40

Respostas corretas:

1 - V-V-F-F

2- 2 pólos

3- Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


laercioferracio: 3-Apenas a II esta correta
respondido por: dbmeneses
4

Resposta:

d. V-V-F-F

Explicação:

Perguntas similares