Uma aplicação interessante do calor de dissolução são as compressas de emergência (saco plástico com cloreto de cálcio ou nitrato de amônio e ampola de água), usadas em atletas com contusões.CaCl2(s) → CaCl2(aq) ΔH = –82,7 kJ/molNH4NO3(s) → NH4NO3(aq) ΔH = +26,3 kJ /mol.Da dissolução das substâncias em água, tal como equacionadas acima, fazem-se as afirmações:O cloreto de cálcio é usado em compressas quentes.O nitrato de amônio é usado em compressas frias.A equação 1 representa uma reação exotérmica.? heeelllpppp :)
Respostas
Sim. Aplicando a variação da entalpia, ou seja, ΔH= Hf - Hi, vê-se que, já que o ΔH da reação CaCl2(s) → CaCl2(aq) é ΔH = –82,7, depreende-se que havia mais energias nos reagentes do que nos produtos. Enfim, a reação para se forma teve que ceder calor.
Corrigindo - Apenas a primeira e segunda alternativa estão corretas. A primeira equação NÃO se trata de uma reação exotérmica e sim um PROCESSO FÍSICO exotérmico, uma vez que houve apenas a mudança de estado físico de sólido para líquido.
Resposta: Apenas a primeira e a segunda assertiva estão corretas.
Explicação: A primeira equação possui ∆H negativo, apresentando caráter exotérmico. Já na segunda observamos o contrário, com ∆H positivo observamos a característica endotérmica (por isso a aplicação em compressas frias). Já a terceira assertiva diz que a primeira equação é uma REAÇÃO exotérmica. Sendo que temos Cloreto de Cálcio (CaCl2) tanto no reagente quanto no produto, apenas houve a mudança de estado físico de sólido para aquoso (além da liberação de calor para o meio externo), caracterizando-se como um PROCESSO FÍSICO EXOTÉRMICO.