Os gases são compostos moleculares que apresentam as propriedades de compressão e expansão, não apresentando um volume fixo, pois ocupam o volume total do recipiente em que estão confinados. Outra propriedade inerente aos gases é sua miscibilidade, podendo ser misturados em qualquer proporção. Quando uma massa fixa de gás está comprimida em um recipiente, algumas transformações podem ocorrer com o sistema. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas: I. Numa transformação isotérmica, a temperatura do sistema é mantida constante, de modo que a pressão e o volume se mostram grandezas inversamente proporcionais. II. Quando a pressão do sistema é mantida constante, havendo a variação apenas do volume e da temperatura, ocorre uma transformação isocórica. III. Segundo a Lei de Gay-Lussac, quando o sistema é mantido à pressão constante, o volume ocupado pelo gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta. IV. Numa transformação isométric
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Explicação:
I. Verdadeira - Numa transformação isotérmica, a temperatura do sistema é mantida constante, de modo que a pressão e o volume se mostram grandezas inversamente proporcionais. Justificativa - Transformação Isotérmica a temperatura é mantida constante. Ao aumentar a pressão sobre o gás, o volume deste diminuiu.
II. Falsa Quando a pressão do sistema é mantida constante, havendo a variação apenas do volume e da temperatura, ocorre uma transformação isocórica. Justificativa - Transformação Isométrica (ou Isovolumétrica ou Isocórica) Nessa transformação, o volume é mantido constante.
III. Verdadeira - Segundo a Lei de Gay-Lussac, quando o sistema é mantido à pressão constante, o volume ocupado pelo gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta. Justificativa - Verificamos, então, que volume e temperatura absoluta são grandezas diretamente proporcionais, que resultaram na Lei de Gay-Lussac: para uma massa fixa de gás, mantida à pressão constante, o volume ocupado pelo gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta.
IV. Falsa - Numa transformação isométrica, a volume constante, verificamos que um aumento da temperatura absoluta do sistema resulta em uma redução proporcional da pressão do sistema.Justificativa - Transformação Isométrica (ou Isovolumétrica ou Isocórica) Nessa transformação, o volume é mantido constante. Consideremos o cilindro com gás representado na Figura 5, com a tampa travada de modo a manter o volume do gás fixo. Notamos que aumentando a temperatura do gás, sua pressão também aumenta na mesma proporção