Descreve oque era naquele tempo a cidade da Bahia de Gregório de Matos
a) na primeira estrofe,cana,vinha e cozinha são metonímias.explique o sentido de tais metonímias,com base no contexto que aparecem.
b)explique a ironia presente nessa primeira estrofe.
c)Conclua:nessa estrofe,qual é a crítica que Gregório de Matos faz á sociedade em que vive?
na segunda estrofe a critica é direcionada ao "olheiro"
a) de que modo o eu lírico enfatiza as más práticas dessa figura social?
b) na região onde vive,como são chamados os "olheiros"?
c) na terceira estrofe do texto,reafirmando a ideologia dominante na época, o poeta critica a ascensão social do mulato.considerando que, no segundo verso,há uma inversão da estrutura sintática,responda: qual é a situação dos "homens nobres" diante dos mulatos ?
no último terceto do texto 3,são feitas outras críticas á cidade da Bahia< ou seja,Salvador
a) quais são essas criticas?
b) de acordo com as reflexões realizadas ao longo do poema , pode-se dizer que nele está presente o tema do mundo ás avessa? justifique sua resposta
c) no poema predomina o estilo cultista ou o estilo conceptista?justifique sua resposta.
Respostas
Você se esqueceu de colocar o poema. Segue em anexo.
1.
a) "Cabana" se refere à casa; "vinha" se refere ao trabalho e "cozinha" se refere ao serviço doméstico (da mulher do conselheiro).
b) A ironia está no fato de o "grande conselheiro" puder governar o mundo inteiro sem nem ao menos saber governar sua própria vida (cabana, vinha e cozinha - casa, trabalho e serviço doméstico).
c) O eu-lírico critica o fato de um incompetente ser a pessoa que manda.
2.
a) O eu-lírico enfatiza a crítica ao "olheiro" construindo uma gradação, que descreve suas ações de modo crescente: "pesquisa, escuta, observa, esquadrinha".
b) Os "olheiros" hoje são os fofoqueiros, bisbilhoteiros, mexeriqueiros.
3. Os homens nobres ficavam sob os pés dos mulatos, ou seja, eram dominados, sujeitavam-se à ordem e à vontade dos mulatos.
4.
a) No último terceto, as críticas são a cobrança de altos preços e a falta de honestidade.
b) Sim. O tema do mundo às avessas está presente na medida em que há uma inversão, as coisas estão fora do lugar: o incompetente é quem manda e os brancos são dominados pelos mulatos. Na época, era comum os negros e mulatos serem subjugados pelos brancos.
c) Predomina o estilo cultista, pois há uma grande preocupação com o rebuscamento da linguagem (inversões sintáticas, uso de metonímia, metáfora e gradação).
Explicação:
as figuras de linguagem contribuem também para construir a imagem de juventude da mulher justifique como essa construção é feita