• Matéria: História
  • Autor: feraisa
  • Perguntado 8 anos atrás

Relacione: Tarifa Alves Branco, Lei Eusébio de Queiros e Era Mauá

Respostas

respondido por: dionatasmgpe69im
19
A Tarifa Alves Branco(1844), estabelecia que os importados passariam a pagar taxas que variavam de 20 a 60 %. A maioria foi taxada em 30%, ficando as tarifas mais altas, entre 40% e 60%, para as mercadorias estrangeiras que já poderiam ser produzidas no Brasil. Para as mercadorias muito usadas na época, necessárias ao consumo interno, foram estabelecidas taxas de 20%. 
A Inglaterra que era dona desse mercado consumidor, revidou com o Bill Aberdeen, que dava direito à marinha inglesa apresender navio negreiros, até mesmo em águas ou portos brasileiros. 
Sendo assim, o trafico negreiro nao terminou, mas já não estava mais rentável, uma vez que os traficantes jogavam toda sua carga humana no mar, quando avistavam um navio ingles. 
Em 1850, a lei Euzébio de Queiroz veio para por fim no tráfico. E´esta a relação. Tarifa Alves Branco, respondida com o "Bill Aberden" que tornou sem efeito a partir da lei Euzébio de Queiroz. 
respondido por: resendep530
5

  A grande relação entre a Tarifa Alves Branco, a Lei Eusébio de Queirós e a Era Mauá foi que as três ajudaram a dinamização da economia durante o segundo reinado.

 Tarifa Alves Branco

Foi quando o ministro da fazenda, Manuel Alves Branco, elevou as tarifas alfandegárias visando aumentar a arrecadação de impostos alfandegários, isso favoreceu os investimentos na produção de gêneros industriais no Brasil.

  Lei Eusébio de Queirós

Foi a Lei que extinguiu o tráfico negreiro no Brasil após fortes pressões do ingleses. O dinheiro que antes era aplicado na compra de escravos foi usado em indústria e em ferrovias

  Era Mauá

A era Mauá foi importante pois fez a indústria do país funcionar, o que trouxe lucro para o Brasil. Na época o principal produto foi o café.

  Para saber mais, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/1213475

Anexos:
Perguntas similares