• Matéria: Biologia
  • Autor: fernandosfg04p97a97
  • Perguntado 8 anos atrás

O que é intemperismo? Qual são suas classificações? Explique-os.

Respostas

respondido por: My4321
6

O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.

Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.

Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros.

Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. O ambiente em que as rochas se formam costuma ser diferente da superfície terrestre. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Assim, para se estabilizarem, eles passam por transformações químicas, alterando assim a sua composição. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, quando esses mudam as suas aparências ou sua composição, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.

Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.

respondido por: thiciannypcfvdl
1

intemperismo é a desintegração e decomposição das rochas.

se classifica em intemperismo:

físico-as variações de temperatura contribuem para a fragmentação das rochas;nas altas temperaturas, há a dilatação das rochas e nas baixas temperaturas, há a contração, formando as rachaduras nas rochas, que com o tempo vão se desagregando.

químico- em contato com a água e o ar, alguns minerais das rochas podem se dissolver ou se transformar quimicamente.

Perguntas similares